Saúde

Pesquisa revela sobre saúde dos maranhenses

Promovida pelo Ministério da Saúde, pesquisa ouviu 63 mil pessoas.

João Rodrigues/Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Divulgação )

MARANHÃO – Pelo menos 1,4 milhão de pessoas adultas que vivem no Maranhão sofrem de uma doença crônica não transmissível como, hipertensão, depressão e diabetes.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Ministério da Saúde.

O acometimento dessas doenças está associado a fatores de risco como tabagismo, muita bebida alcóolica, má alimentação e falta de exercícios físicos.

Em todo o Brasil, o problema atinge mais de 57 milhões de pessoas.

Segundo o levantamento do MS, as doenças crônicas que mais atingem os brasileiros são pressão alta, diabetes, problemas de coluna, depressão e colesterol alto como fator de risco para doenças cardiovasculares.

A pesquisa ouviu 63 mil adultos entre agosto de 2013 a fevereiro de 2014 analisou, ainda, resultadas dos exames de sangue, urina e pressão arterial dos brasileiros, segundo o MS. Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.

*Agência Rádio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.