Levantamento

Estado vai incrementar produção de material de construção

Divulgação/SSP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - Um levantamento geológico que está sendo iniciado, este mês, em 13 municípios, da Região Metropolitana de São Luís e do entorno, vai incrementar a produção de materiais de construção e gerar empregabilidade direta no setor. O Projeto Materiais de Construção da Região Metropolitana de São Luís foi entregue na tarde da última terça-feira (7), pelo diretor de Relações Institucionais do Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM), Antônio Carlos Bacelar Nunes, ao secretário de Estado de Minas e Energia (Seme), Ricardo Guterres.

A entrega do documento aconteceu durante reunião na sede da Seme, em São Luís, com a presença de técnicos da secretaria; do chefe da Divisão de Minerais e Rochas da CPRM, do Ministério de Minas e Energia, Rubens Sardou Filho; e outros representantes do ministério que ficarão à frente dos trabalhos.

Na reunião, Antônio Bacelar anunciou que o Ministério de Minas e Energia concluiu outras três pesquisas envolvendo o mapeamento do setor mineral do Maranhão, publicações que serão lançadas neste semestre. Os três levantamentos técnicos vão abrir espaço para o desenvolvimento do setor mineral em todas as regiões do Maranhão, nos próximos anos. São eles: o Mapa Geológico do Estado do Maranhão Escala 1:750000, o Atlas Hidrogeológico do Maranhão e o Mapa da Geodiversidade do Maranhão.

Os três estudos serão lançados em solenidade com a presença de cientistas e pesquisadores, entidades representativas de categorias como engenheiros, geográficos e geólogos, do Governo do Estado, do Ministério de Minas e Energia e empresários do setor de construção civil.

“O ministro Edison Lobão [Minas e Energia] está alicerçando as bases para que o Maranhão, nos próximos anos, seja um dos maiores produtores e exportadores de minério do Brasil, dentro de uma visão sustentável, com geração de muitas oportunidades de emprego e oportunidade de negócios para grandes, médios e pequenos investidores em todo o Maranhão”, afirmou Ricardo Guterres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.