Disque-Denúncia

Disque-Denúncia recebe 740 ligações durante o Carnaval

Grande parte das denúncias (60%) foram por crimes de tráfico de drogas e barulho.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS – Destinado a receber informações da população sobre atividades criminosas, a Central Disque-Denúncia do Maranhão recebeu diversas denúncias durante o período de Carnaval. Grande parte delas (60%) foram pelos crimes de tráfico de drogas e barulho.

Ao todo, foram 740 ligações. De acordo com o coordenador do Disque-Denúncia no Maranhão, Erik Moraes, a ideia é que os dados sejam utilizados já para o próximo Carnaval. "O Disque-Denúncia trabalha sempre em um cruzamento de dados em que consiste uma logística de prestar informes e relatórios às autoridades, para que a gente possa demandar operações conforme as sinalizações que a gente recebe dos denunciantes. Isso configura que o Disque-Denúncia já começa, a partir de agora, um planejamento para o Carnaval de 2015, com esses números que vão ser trabalhados, analisados e entregues às autoridades competentes do Estado do Maranhão", explicou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Multiplataforma

Após passar a receber denúncias por meio do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, o serviço registrou aumento no número de queixas, que passaram a contar com recursos multimídia e mais agilidade. "Desde que o Disque-Denúncia deixou de ser só uma central de atendimento e virou uma multiplataforma de recebimento de informações, a sociedade indicou para a gente um aumento de 70% nos volumes de sinalizações, e esse Carnaval teve uma novidade: as autoridades puderam receber informações por meio de arquivos de foto, áudio e vídeo, e todas elas encaminhadas em tempo real", completa.

Ao Imirante.com, o coordenador explicou, ainda, que o Disque-Denúncia está reformulando seu portal na internet – o que deve permitir às autoridades o acompanhamento, em tempo real, das denúncias – e, por isso, conta somente, no momento, com a interatividade com os usuários do serviço por meio das redes sociais.

Telefones

O serviço Disque-Denúncia no Maranhão funciona pelos telefones (98) 3223-5800 (na capital, São Luís) e 0300-313-5800 (em municípios do interior do Estado), 24 horas por dia, e que podem ser feitas anonimamente. As denúncias, também, são aceitas pelo Whatsapp, por meio do telefone (98) 9224-8660.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.