Educação

Pnud avalia ciração das diretrizes curriculares no Maranhão

Imirante.com, com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - A capacitação de técnicos das Unidades Regionais de Educação (UREs) para a implementação das diretrizes curriculares foi discutida em uma reunião entre o Secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, secretários-adjuntos e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Liliane Marchiorato. A implementação é o objetivo de um projeto de cooperação técnica entre o Maranhão e o Pnud, e tem como finalidade aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem e melhorar os índices educacionais do estado.

Esta semana, a coordenadora do Pnud ministrou a capacitação para um grupo de especialistas de diversas disciplinas. A partir do mês de março, eles atuarão como multiplicadores nas Unidades Regionais de Educação, para habilitar os professores da rede estadual na elaboração dos planos de ensino de cada disciplina, de acordo com as diretrizes curriculares.

A coordenadora técnica do PNUD explica que com as diretrizes curriculares será criado um padrão básico de aprendizagem, e que a partir da capacitação dos professores esse método será aplicado diretamente no processo pedagógico.

Capacitação dos professores

A capacitação dos professores para a implementação das diretrizes curriculares nas escolas será realizada a partir do mês de março, nas unidades regionais. O trabalho será feito em grupos específicos por disciplina e série. Segundo a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, na capacitação, os docentes vão conhecer toda a base conceitual e metodológica das diretrizes e as matrizes curriculares de suas disciplinas. A partir daí, eles vão planejar todas as aulas com base nas diretrizes, com as aprendizagens e conteúdos para cada disciplina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.