SÃO LUÍS – Principal meio de entrada no mercado de trabalho, o estágio está em alta no Maranhão. Nos três primeiros meses do ano, crescem as oportunidades oferecidas pelas empresas, e o ano de 2014 começou com muitas vagas para os acadêmicos. É o que garante o diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – integrante do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) –, Marco Antonio Moura. O IEL cuida do encaminhamento de estudantes de nível técnico e superior para estágios nas indústrias maranhenses.
"As oportunidades são muitas. A indústria tem expandido, cada vez mais, a sua oferta no mercado de trabalho, principalmente para o estágio. O IEL tem buscado sensibilizar, dar conhecimento e informar a classe industrial como um todo, ao acadêmico e às universidades o que é o estágio e o objetivo do estádio. Enfim, nós temos buscado, cada vez mais, aproximar os três atores: empresa, o estagiário e a universidade", afirmou o superintendente em entrevista, nesta sexta-feira (10), ao Imirante.com - ouça na íntegra.
Para aproveitar melhor o estágio, estudante, empresas e a academia devem tratar o estágio como estágio, e não como uma mão de obra qualquer, defende Marco Antonio. Ele garante que, como entidade de integração e educação, o IEL busca fazer o acompanhamento dos estagiários dentro das empresas. "O instituto faz um trabalho de acompanhamento sistêmico, desde o processo de recrutamento e seleção, dentro do perfil que a empresa está exigindo, depois nós fazemos a capacitação desse aluno, e fazemos um acompanhamento e orientação dentro da empresa para que, principalmente, as regras e legislação do estágio sejam cumpridas", diz.
Aperfeiçoamento
Do estagiário, explica o superintendente, é esperado um perfil empreendedor. Também é esperado, do estagiário, que ele busque constante aperfeiçoamento, participando de oficinas, palestras e minicursos.
Marco Antonio Moura afirma que grande parte das empresas já busca oferecer cursos de aperfeiçoamento para os estagiários, mostrando as práticas do dia a dia nos setores onde atuam. "Nós temos uma área de educação executiva que complementa a área de estágio, que proporcionando, a esses estagiários, também, oportunidade de qualificação, assim como a profissionais que já estão no mercado de trabalho", sustenta.
Oportunidades
Por ano, de acordo com estimativas do Sistema Fiema, são encaminhados mais de mil estudantes dos níveis técnico e superior para estágios nas indústrias maranhenses. Os setores que mais demandam estagiários são os da construção civil, de alimentos e de "metalmecânica".
Estudantes das áreas de gestão – dos cursos de administração, economia, ciências contábeis e até de psicologia – e alunos oriundos de cursos técnicos são os mais procurados pela indústria do Estado. "E as vagas estão abertas. É preciso que o estudante se cadastre em nosso site, procure o link ‘Estágio’, faça o seu cadastro e, praticamente, diariamente nós estamos fazendo processos seletivos para estagiários", finaliza.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.