SÃO LUÍS – Com a chegada das festas de fim de ano, cresce a oferta de empregos temporários no comércio e indústria de todo o país, para suprir a grande demanda por produtos e serviços na época mais lucrativa para ambos os setores. É uma oportunidade de ouro para quem está à procura do primeiro emprego ou para quem estava sem perspectiva. As vagas temporárias de emprego, também, são a chance, àqueles que se destacam, para iniciar o novo ano já no mercado de trabalho.
O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no Maranhão, Edilson Lira, explica que, no Estado, os segmentos que mais contratam no período são o varejo – que, segundo ele, é o que mais contribui na inserção de pessoas com menos experiências –, supermercados, lojas de departamentos, lojas em shoppings centers, entre outros. "No Estado do Maranhão, especula-se que tenham sido criados de 2,5 mil a três mil empregos temporários nesse período natalino", afirmou em entrevista ao Imirante.com – ouça na íntegra.
Para ele, o temporário deve pensar como profissional efetivo e batalhar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. "O que a empresa precisa é do profissional que tenha diferencial competitivo. Quais características, competências a pessoa precisa ter? Primeiro, ela precisa fazer as coisas por paixão, com amor. Tem que fazer bem feito. (...) Para você fazer isso, você precisa buscar informação. Você só vende aquilo que você conhece", diz.
Expectativa no comércio
De acordo com presidenta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, Socorro Noronha, a expectativa é de que, pelo menos, 20% dos temporários sejam efetivados pelo comércio da capital maranhense neste ano. "Isso vai muito da economia. Nós não tivemos um ano de 2013 muito bom para o comércio. Então, essa desaceleração na economia é o que vai nos dizer se a empresa contrata ou não", disse – leia mais sobre a expectativa do comércio em São Luís para 2014.
Apesar da desaceleração no comércio, não há motivos para desanimação dos temporários. Algumas empresas buscam, com a contratação, renovar o quadro de funcionários. Por isso, é preciso estar atento às principais características observadas pelos lojistas. "Ele (o temporário) tem que ter um desempenho, tem que ter atitude, fora aquilo que é inerente a qualquer atividade, que é pontualidade, assiduidade em tudo. Então, o temporário tem que se sobressair sobre os outros, mostrar o interesse dele em aprender, em atender, em servir aquele cliente e, principalmente, conhecer aquele produto que ele está vendendo", completa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.