Maranhão

Associação Comercial comemora, nesta quarta-feira, 159 anos

Imirante, com informações da ACM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - A Associação Comercial do Maranhão (ACM) realiza, hoje (21), a Solenidade Magna de comemoração aos seus 159 anos de fundação. A celebração acontece no Palácio do Comércio, a partir de 19h30. Na solenidade, o vereador José Joaquim Guimarães Ramos (PSDB) será homenageado com a medalha do mérito João Gualberto da Costa, no grau de comendador. Também receberá homenagem, pelos mais de 50 anos de atividades empresariais, e empresário José Silva do Vale, dono, dentre outras empresas, da construtora Empreendimentos Vale. O empresário iniciou suas atividades no comércio de arroz, no município de Pindaré-Mirim, com a Mercantil Vale, tem negócios hoje na capital, em Santa Inês e Pindaré.

As festividades deste ano coincidem com o marco de fundação da entidade – em 21 de agosto de 1854 – ocasião em que foi eleita uma comissão de notáveis comerciantes, para representar a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se o Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época.

A Comissão da Praça, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.

No decorrer dos anos, a ACM ganhou prestígio e representatividade, tendo uma atuação marcante em defesa da livre iniciativa, da economia maranhense e da empresa local. Iniciativas como a Campanha da Produção, na década de 1950, marcaram o histórico da entidade, que se confunde com a história do comércio local.

Oficializada como Órgão Técnico Consultivo, prestando colaboração aos poderes públicos em questões de interesse empresarial, a entidade é também reconhecida, como entidade de utilidade pública federal. Em 1982, recebeu semelhante reconhecimento do município. Marcando as comemorações dos 159 anos, no próximo dia 29, a entidade será reconhecida legalmente como entidade de utilidade pública estadual, mediante projeto de lei de autoria do deputado Afonso Manoel.

Quarta mais antiga entidade de classe do país, a ACM é, dentre as pioneiras, a primeira a ser dirigida por mulher, a empresária Luzia Rezende. A entidade detém, atualmente, quase 800 sócios nas mais diversas áreas da atividade empresarial e dos mais diversos portes.

"Por suas contribuições à economia local, ao Maranhão e pela representatividade, a ACM merece todas as láureas. 159 anos depois de sua fundação, nos orgulhamos da nossa entidade, que permanece forte e dando sua expressiva colaboração ao Maranhão, buscando avançar, fortalecendo a economia local e defendendo as empresas maranhenses", comenta a presidente Luzia Rezende.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.