Advertência

Servidores do TCE promovem paralisação de advertência nesta terça-feira

A paralisação não vai interferir no prazo da entrega de prestação de contas de gestores.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - Os funcionários do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realizam, na manhã desta terça-feira (2), uma paralisação de advertência de duas horas para exigir a reposição das perdas salariais dos últimos dois anos, o reajuste do auxílio alimentação e mais transparência por parte da administração do órgão.

O movimento é promovido pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado (Astce), com o apoio do Sindicato dos Auditores Estaduais de Controle Externo do Maranhão (Sindaecema).

Impasse

A paralisação ocorre no último dia de prazo para entrega da prestação de contas de prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos da administração estadual. O presidente do Sindaecema, Pedro Cantanhede, garantiu, em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, que o atendimento será mantido sem prejuízos.

- Não vai haver interrupção no recebimento da prestação de contas. Queremos que a direção do Tribunal negocie conosco. Até agora, a presidência não apresentou qualquer proposta para nossas reivindicações. O que estamos reivindicando é a nossa reposição salarial em atraso há dois anos. O TCE é o único órgão da administração estadual que não foi concedido a reposição, que deve acontecer, anualmente, conforme o que está estabelecido na Constituição Federal - disse Pedro.

Reposição

Os servidores exigem a reposição salarial de 12,33%, que equivale a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos dois últimos anos; o reajuste do auxílio alimentação de 330 reais para 726 reais – a exemplo do que ocorreu em outros órgãos públicos, além de maior transparência na gestão do TCE-MA.

O presidente do Sindicato dos Servidores do TCE, Pedro Cantanhede, defende a transparência na internet sobre a folha de pagamento do servidor do órgão.

- O TCE como um órgão fiscalizador dos gestores públicos deveria disponibilizar na internet mostrar o salário de cada funcionário, assim como já é feito pelos tribunais de justiça, tribunal de contas da união, entre outras instituições - assegurou.

Atualmente, o Tribunal de Contas do Estado possui cerca de 540 servidores, sendo 190 auditores de controle externo e 350 auxiliares e técnicos.

Sem prorrogação

A manifestação será encerrada com o café da manhã. Nesta terça-feira (2), é o último dia para que os gestores municipais maranhesnes apresentem as prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2012.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.