IMPERATRIZ

Grupos juninos reivindicam maior apoio à Fundação Cultural

Os representantes das quadrilhas foram informados que terão de legalizar os grupos para facilitar a captação de recursos.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

IMPERATRIZ--A Fundação Cultural de Imperatriz(FCI) deu sequência, no fim da tarde desta quinta-feira, (14), a série de reuniões com representantes dos vários segmentos culturais da cidade para a elaboração de políticas para o setor.

A reunião foi com os representantes dos grupos de quadrilhas juninas.

De acordo com presidente da FCI, Lucena Filho, o objetivo da reunião foi realizar o planejamento sobre a organização legal dos grupos juninos, aproveitando o momento de Implantação do Plano Nacional de Cultura na cidade.

“Temos leis que incentivam e financiam a cultura, mas dificilmente estes grupos juninos vão ter condições de receber recursos sem uma organização. Defendemos que todos eles se legalizem para poder buscar os projetos”, argumentou.

Atualmente existem cerca de 30 grupos juninos cadastrados na Fundação Cultural, mas apenas os representantes das quadrilhas Suvaco de Cobra, Arrasta Pé, Zé Comeu e Mensageiros estavam presentes ao encontro.

Presente à reunião, o presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Maranhão, e atual representante da quadrilha Suvaco de Cobra, Erasmo Arrais, reforçou que em outros Estados às quadrilhas são legalizadas e organizadas em associações.

“Pensar na legalização dos grupos juninos na segunda maior cidade do Estado é importante. Com os grupos registrados vai dar para correr atrás dos recursos”, raciocinou a liderança.

Acordo firmado

O presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho, anunciou que será marcada outra reunião com consultores do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebare) para abordagem sobre as condições exigidas para a constituição de uma empresa. Serão tratados sobre o microempreendedor individual ou coletivo e sobre a necessidade de organização dos líderes de grupos em associação para que possa representá-los.

Lucena Filho prometeu sugerir ao prefeito o pagamento de um cachê maior para as três melhores quadrilhas no festejo junino organizado pela prefeitura. A medida visa estimular os grupos a apresentar uma melhor qualidade em suas produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.