Secretariado

'Assumo Casa Civil sem festa e muito trabalho', diz João Guilherme Abreu

O novo Chefe da Casa Civil terá a missão de coordenar as ações do governo até dezembro de 2014.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O empresário João Guilherme Abreu disse, em entrevista à rádio Mirante AM, que já assumiu a Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB). Ele comentou que essa é a terceira vrz que ocupa um cargo público e, mais uma vez, adotará o seu estilo discreto para administrar. "Em todas as vezes que assumi um cargo público nunca houve festa. E nesse retorno ao governo adotei a mesma estratégia. Cheguei, assumi e já comecei a trabalhar. E aos poucos as pessoas vão sabendo", ressaltou.

Indagado sobre a principal missão na Casa Civil, João Guilherme foi categórico em dizer que o objetivo é diálogo interno com as secretarias e externo com os poderes legislativo e judiciário, além dos movimentos sociais e servidores estaduais.

- Temos que fazer o governo funcionar. Para isso, é necessário que façamos essas interligação entre as secretarias e o governo e estender o diálogo com os poderes legislativo, judiciário e sociedade civil. A Casa Civil é o pulmão do governo, onde se desenvolve um trabalho abrangente em que não haja entrave, disputa, mas ações produtivas fundamentais para a gestão do governo e que reflita positivamente junto à sociedade. Portanto, já estamos com uma pauta grande para, hoje, com a participação de toda a bancada do governo - assegurou.

O empresário João Guilherme Abreu aceitou nesta segunda-feira (25), o convite de Roseana, após várias conversas com a Chefe do Executivo. João Abreu substitui Luis Fernando Silva, que será transferido definitivamente para a Secretaria de Infraestrutura. Além da mudança na Casa Civil, Roseana deve confirmar nos próximos dias o titular da Secretaria de Articulação Política, que está sendo comandada interinamente pelo secretário de Cidades, Hildo Rocha.

João Abreu volta ao governo dois anos depois de deixar o mesmo cargo que ocupou no início do terceiro mandato de Roseana, em 2009. Ele também foi secretário de Saúde no segundo mandato da governadora, entre 1999 e 2002.

O novo chefe da Casa Civil é um dos mais próximos aliados de Roseana Sarney e terá a missão de coordenar as ações do governo até o fim do mandato, em 31 de dezembro de 2014.

Sinfra

Titular da secretaria desde 2011, após renunciar ao mandato de prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva acumulava desde o início de fevereiro também a Secretaria de Infraestrutura - desde a saída de Max Barros (PMDB), que voltou para a Assembleia Legislativa. Na semana passada, Silva falou em entrevista que seguiria no governo onde a governadora determinasse, dando sinais de que poderia optar mesmo pela Sinfra.

Roseana Sarney deve confirmar também nas próximas semanas o novo titular da Secretaria de Articulação Política, hoje comandada pelo titular da Secretaria de Cidades, Hildo Rocha. Para a Articulação, o ex-deputado Clodomir Paz (ainda no PDT) aparece como cotado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.