SÃO LUÍS - A realização de oficinas de teatro, dança, esporte e atividades pedagógicas em turno complementar às aulas, fez da escola estadual CE Cidade de São Luís (Cohab), referência no Programa Mais Educação (PME), desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado Educação (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC).
Nesta quinta-feira (10), a escola recebeu uma equipe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, com objetivo de conhecer e registrar as principais ações pedagógicas do PME, que são realizadas diariamente no Cidade de São Luís.
Durante a visita, os técnicos conheceram as atividades artísticas e esportivas, através da apresentação peças teatrais e de performances do judô, além dos trabalhos de leitura e análise de poesias de paradidáticos.
Realizado desde 2010, o projeto consiste no desenvolvimento de atividades de segunda à sexta-feiras, com acréscimo de três horas diárias à carga horária do aluno com oferta de almoço no próprio ambiente escolar. Em turno complementar, 250 estudantes desenvolvem atividades de basquete, teatro, judô, dança, letramento, matemática e língua estrangeira. Através do projeto, os alunos também criaram o blog http://cesãoluis.blogspot.com.br.
Mais Educação
O programa tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. As instituições devem priorizar o desenvolvimento de práticas ligadas às seguintes áreas do conhecimento: educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Além disso, as escolas devem oferecer acompanhamento pedagógico complementar, que é obrigatório. Para viabilizar o desenvolvimento das atividades, as escolas participantes recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Educação Integral), sendo o número de estudantes beneficiados e as atividades escolhidas o que determina o valor do repasse.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.