SÃO LUÍS - O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, participou da 6ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, realizada no município de Açailândia. O evento, realizado na sexta-feira (20), contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre produtores, empresários do ramo e representantes da iniciativa privada e de instituições financeiras, que discutiram o fortalecimento da cadeia produtiva na região.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite foi criada pela Sagrima com o objetivo de identificar as demandas e os problemas enfrentados pelos diversos setores ligados à cadeia produtiva do leite. O trabalho da Câmara tem sido realizado de forma itinerante, seguindo o modelo das câmaras criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante o encontro, o secretário Cláudio Azevedo assinou dois Termos de Cooperação Técnica entre a Sagrima, a Associação dos Produtores Rurais do Vale da Pimenteira (Cidelândia) e a Associação Comunitária de Lavradores Boa Esperança (Itinga do Maranhão). Na ocasião, foram disponibilizados, para as duas associações, dois tanques de resfriamento de leite, cada um deles com capacidade para armazenar mil litros.
Cláudio Azevedo explicou que somente este ano, serão entregues 10 tanques de resfriamento de leite, o que está facilitando a vida do produtor e dando condições a eles de agregação de valor ao produto a ser vendido. “Com a assinatura desse termo de cooperação técnica os produtores terão condições de aumentar a produção de leite e, além de vender para a comunidade, terão condições de fornecer também para os laticínios”, afirmou o secretário.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale da Pimenteira, Alício Dias Sampaio, o tanque de resfriamento de leite irá ajudar aos associados a agregarem mais valor ao produto. “Há muito tempo que sentimos a necessidade de termos um tanque desses, mas a associação nunca teve condições financeiras para adquiri-lo. Agora, com a ajuda do governo, nós vamos poder produzir mais leite e com qualidade”, ressaltou Alício Sampaio.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.