SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a UTE Porto do Itaqui, empresa que pertence ao Grupo EBX, assinaram, esta semana um convênio para o desenvolvimento conjunto de ações e serviços de segurança na Região de Paço do Lumiar.
Dentre as atividades da parceria está prevista a construção de um Pelotão do 6º Batalhão da Polícia Militar que funcionará na Vila Residencial Nova Canaã. O terreno e o prédio estão sendo doados pela empresa.
A solenidade contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes; do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Franklin Pacheco; do diretor presidente da MPX Itaqui, Edio José Rodenheber; do assessor especial da SSP, delegado Daniel Brandão; além de representantes da empresa.
“A população será a maior beneficiada com esta parceria. É uma iniciativa bastante válida para o Sistema de Segurança”, disse Aluisio Mendes, destacando, ainda, a importância da participação das comunidades na busca de soluções para as questões de segurança.
O secretário de Segurança ressaltou que a parceria com o grupo trará muitos benefícios e um maior suporte nas ações de segurança que estão sendo desenvolvidas pelo governo na Região Metropolitana. “Sabemos da importância desses investimentos que estão chegando ao Maranhão. Por isso é imprescindível que tenhamos essa interlocução com a iniciativa privada, a fim de melhorarmos cada vez mais a oferta dos nossos serviços, garantindo segurança e tranquilidade à população”, disse.
Para Edio José Rodenheber, diretor presidente da MPX Itaqui, a doação representa um compromisso do grupo com o estado, em especial, para a região de Paço do Lumiar, no que diz respeito à segurança da população que reside no entorno daquela área. “Essa é a primeira de outras ações conjuntas que pretendemos implementar com a Segurança Pública do Maranhão”, destacou.
A UTE Porto do Itaqui está implantando uma Usina Termelétrica Itaqui movida a carvão mineral, localizada no Distrito Industrial de São Luís. A previsão de início de operação é para 2012. Na obra, estão sendo investidos um total de R$ 1,8 bilhão. Movida a carvão mineral, a usina tem capacidade para gerar 360 MW de energia, o equivalente para abastecer, em média, 65% do consumo doméstico e comercial do Maranhão. Com 500 mil m2 de área, o empreendimento está localizado a 5 km do Porto de Itaqui, por onde chega o carvão mineral.
Instalações do Pelotão
O terreno fica situado no Bairro Nova Canaã, no município de Paço do Lumiar, e foi escolhido a partir de um estudo prévio por ser uma região em expansão, que passará a ter a presença permanente da polícia. O prédio vai ocupar uma área de 750 metros quadrados, e terá estrutura funcional com salas, dois quartos para alojamentos com banheiro, recepção com dois banheiros, área de serviço, refeitório, almoxarifado e pátio.
"O novo batalhão vai cuidar da questão de segurança pública e aproximar ainda mais a comunidade e a polícia. Nossa idéia é também oferecer atividades, cursos e seminários que beneficiem os moradores e os próprios policiais", enfatizou Aluisio Mendes.
O comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco, afirmou que o pelotão vai funcionar 24 horas por dia com um efetivo policial adequado para atender toda à população que reside naquela área. “Vamos traçar um planejamento de ações de patrulhamento com operações preventivas e ostensivas em todo o bairro e nas comunidades adjacentes”, informou.
Além da construção do pelotão, a MPX Itaqui irá doar também um veículo tipo caminhonete 4X4 totalmente equipado, uma motocicleta, além de todos os móveis e equipamentos para o prédio. A previsão é de que o novo posto da PM seja entregue ainda neste primeiro semestre.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.