SÃO LUÍS - O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (5), revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. O mapa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades.
Nove municípios maranhenses aparecem no mapa: Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Timon. Em 2010, apenas um município (Codó) apresentava índice satisfatório (0,8%), segundo o Ministério da Saúde. Em 2011, Codó, Itapecuru-Mirim e Paço do Lumiar apresentaram índice satisfatório. As outras seis cidades estão em situação de alerta, inclusive a capital, São Luís, com índice de infestação de 1,6%. Nenhum município maranhense apresenta risco de surto, de acordo com o mapa.
O mapa revelou ainda que, em todo o país, 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais - Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) - estão localizados em 16 Estados brasileiros: quatro na região Norte; sete no Nordeste; três no Sudeste; um no Centro-Oeste e um na região Sul.
* Com informações do Ministério da Saúde.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.