Literatura

Lançado livro que conta história da cidade de Arari

A obra faz um resgate histórico do município de Arari desde 1920 aos dias atuais.

Imirante, com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - O escritor e assessor especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), João Francisco Batalha, lançou, nessa quinta-feira (1º), a obra literária "Um passeio pela História do Arari". O lançamento, ocorrido na Casa do Escritor, integrou a programação da quinta "Feira do Livro de São Luís", que está sendo realizada na Praça Maria Aragão. A obra faz um resgate histórico do município de Arari desde 1920 aos dias atuais.

De acordo com Francisco Batalha, o quinto livro de sua carreira literária representa uma expressiva contribuição para que a população de Arari, principalmente os mais jovens, conheçam a história da cidade. "É resgate histórico, geográfico, político e sócio-cultural", afirmou.

O livro descreve o município nos setores de saúde, educação, pontos turísticos, lendas, pecuária e agricultura, consideradas os principais pilares do fortalecimento da economia da cidade. Ele disse que a pesquisa foi realizada ao longo de vários anos com objetivo de servir de subsídios para estudos de toda a comunidade local e demais pesquisadores.

Francisco Batalha ressaltou que, na área política, resgatou os nomes dos administradores municipais de Arari, que foi emancipado em 1864. No livro, os administradores foram selecionados em uma galeria de fotografias.

Ele disse que o livro resultou de uma articulação que reuniu pedaços da história, incluindo uma pesquisa que explica a origem dos nomes de ruas e avenidas da cidade. "Juntando o quebra-cabeça conseguimos escrever um bom dossiê sobre Arari. Estou realizado e certo de que essa publicação é de grande importância para toda comunidade arariense", disse.

Nascido em Trizidela do Vale, em Arari, Francisco Batalha começou sua carreira literária em 2001. É autor de diversos livros, entre os quais "Família Batalha", "Família Prazeres", "Passageiro da Aurora" e "Mearim a Morte de um Gigante". Ele é integrante das academias de letras de Vitória do Mearim, Arari e da Loja Maçônica. Na Seduc trabalha como assessor especial do secretário João Bernardo Bringel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.