SÃO LUÍS - Sol o ano inteiro, vento propício para a prática de esportes náuticos e mar de ondas verdejantes. Tudo isso pode ser encontrado na Rota das Emoções, roteiro que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Os principais atrativos do roteiro turístico são o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. As potencialidades e riquezas desse destino têm chamado a atenção de operadoras de turismo do Brasil e do exterior.
Desde a quinta-feira (24), representantes de sete operadoras participam de jornada técnica pela Rota das Emoções. A ideia é incluir o roteiro nas opções de pacotes oferecidos por essas empresas. O grupo é formado pela consultora da Rota das Emoções, Karin Goidanich e por representantes das operadoras: Tam Viagens; Visual Viagens; Marsans Operadoras de Viagens; O Melhor da Vida; Convencional Incoming Tour Operator; e Ozone Travel Brazil Kite Holidays.
De acordo com o gerente de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos, essa ação tem foco no aumento da comercialização de pacotes para a Rota tanto no mercado interno, quanto no externo. “Esses profissionais conhecerão as potencialidades, as belezas naturais, culturais e gastronômicas dos três estados. É importante que eles conheçam o roteiro de perto, com todos os seus produtos e infraestrutura”, afirma.
A viagem começou pela capital do Ceará, Fortaleza. O grupo conheceu os atrativos do estado e, no domingo (27), foram para Barra Grande, no Piauí. Os operadores visitaram ainda a cidade de Luís Correia; o Porto dos Tatus e a Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, em Ilha Grande; além de participarem de almoço na Ilha das Canárias.
A visita ao Maranhão começa nesta terça-feira (29). O grupo irá passar pelas trilhas da Praia do Caburé e pela cidade de Atins. Em Barreirinhas, os operadores visitarão empreendimentos de hospedagem, conhecerão o artesanato em fibra, produzido no Povoado Marcelino; e a casa de farinha no Tapuio. Eles irão, também, ao Parque Nacional dos Lençóis e participarão de encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Maranhão. Na quinta-feira (1º), o grupo segue para São Luís, onde visitará o centro histórico da cidade.
“Há turistas na região durante todo o ano, mas estamos sempre trabalhando para aumentar a circulação das pessoas na baixa estação. Essa visita é um acontecimento muito importante para nós que participamos do projeto, porque vemos o roteiro avançando nos mercados nacional e internacional”, destaca Gilson Vasconcelos.
Mercado internacional
Este mês, a Rota das Emoções recebeu, também, a visita de representantes de cinco operadoras de turismo da Europa. O grupo percorreu todas as regiões do roteiro e conheceu de perto os atrativos e riquezas dos estados envolvidos no projeto.
A inserção da Rota das Emoções no mercado internacional começou durante feira realizada na Argentina em 2010. Ainda naquele ano, operadores do país visitaram a Rota e começaram a comercializar o destino. Logo em seguida, o roteiro foi apresentado em Portugal e na Espanha, o que culminou com a visita dos operadores europeus ao Brasil.
Em 2010, cerca de 13 mil turistas visitaram a Rota das Emoções, dos quais 40% eram estrangeiros. “Temos um projeto que prevê o aumento do fluxo em 10% a cada ano. Esperamos fechar 2011 com 15 mil visitantes tendo passado por esse roteiro. Para 2012, a previsão é de que 17 mil turistas percorram a Rota. Os períodos de maior fluxo são em janeiro, fevereiro, julho, agosto e dezembro”, informa Gilson Vasconcelos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.