Desarmamento

Comarca de Amarante faz entrega de armas para destruição

Foi entregue um total de 193 armas. Destruição será feita pelo Exército Brasileiro.

Imirante, com informações da CGJ

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - A comarca de Amarante do Maranhão, localizada a 669 quilômetros de São Luis, realizou a entrega de todas as armas que existiam no fórum à Polícia Militar para repasse ao Exército Brasileiro. O objetivo é que estas sejam destruídas. Foi entregue um total de 193 armas.

Segundo Glender Malheiros, titular da comarca, atualmente não há nenhuma arma armazenada no fórum Desembargador Antônio Carlos Medeiros. "Todo o contingente de armas foi repassado ao Comando Geral do 50º Batalhão de Infantaria e Selva, de Imperatriz", relatou Glender Malheiros.

Foram repassados para serem destruídos: 56 revólveres; 53 espingardas; 84 armas brancas, entre facas e facões; 21 munições deflagradas; e ainda 23 munições intactas.

Recomendação

Em relação ao assunto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda que o encaminhamento ao exército, para fins de destruição, das armas e munições apreendidas pela Justiça, deverá ser automático. Só poderão ser mantidas em poder do fórum ou tribunal armas que forem imprescindíveis ao processo.

"Na verdade, o fórum é um local que deve ser seguro tanto para os juízes como para os servidores e comunidade", ressalta Guerreiro Júnior. A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) tem desenvolvido um trabalho intenso de recolhimento de armas em todos os fóruns e varas do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.