São João

Moradores de Viana mantêm vivo o ritual do Boi Passa-Fogo

Armados com espadas e rojões, eles saem atrás do do boi faz de conta, iluminando a noite.

Sidney Pereira, especial para o Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

VIANA - As carretilhas de artíficio – detonadores carregados de pólvora – iluminaram a noite de Viana, no norte do Maranhão, no ritual do Boi do

Passa-Fogo – uma manifestação original do folclore maranhense.

Os moradores – armados com “espadas” e rojões- saíram em perseguição ao boi de faz de conta – ritual com mais de cem anos. Cerca de 500 dúzias de carretilhas foram empregadas no ritual. Uma tradição perigosa que iluminou as ruas históricas da cidade.

Enquanto o boi rodopiava nas ruas, dezenas de pessoas davam entrada no hospital, com queimaduras. Mas, mesmo diante do risco, as

rajadas de brasa foram lançadas no bumba-boi até de madrugada, para manter acesa a tradição.

Moradores de Viana mantêm vivo o ritual do Boi Passa-Fogo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.