Consulta prévia

Acadêmicos votam, hoje, em candidatos a reitor da UFMA

Consulta ajuda na composição da lista tríplice, que será enviada ao ministro Fernando Haddad.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - Até o dia 9 de outubro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve anunciar quem vai administrar a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos próximos quatro anos. Nesta terça-feira (31), vai ser realizada a consulta prévia onde a comunidade universitária se manifesta sobre quem deve ser o reitor e vice-reitor da instituição.

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e Luciano Melo.

Urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral serão usadas na votação em São Luís e Imperatriz. Em outros 32 municípios onde existem campus ou polos de educação à distância, serão usadas urnas convencionais, com cédulas. Aproximadamente 22 mil alunos, professores e servidores da UFMA vão participar da consulta prévia para a composição da lista tríplice. Apenas três candidatos concorrem ao cargo de reitor: a professora doutora em Serviço Social, Cláudia Durans, de 46 anos; a professora pós-doutora em Enfermagem, Sirliane de Souza Paiva, de 50 anos; e o atual reitor, candidato à reeleição, o médico e doutor em Nefrologia, Natalino Salgado, de 62 anos. Apenas uma pessoa se candidatou à vice-reitoria, o professor e doutor em Ciências, o atual vice-reitor, Antônio José Silva Oliveira, de 54 anos.

Na consulta prévia, o voto da comunidade acadêmica tem valores diferenciados. Assim o voto dos professores é mais forte, equivale a 70% do resultado do processo, enquanto o de alunos e técnicos administrativos soma 15% cada. Todos os candidatos terão que ter no mínino dez por cento do número total de votos válidos para que possam ter seus nomes incluídos na lista tríplice, que será encaminhada pela comissão eleitoral até o dia três de agosto ao ministério da educação. O ministro Fernando Haddad é quem tem a atribuição de escolher quem será o reitor da UFMA. Já a escolha do vice-reitor fica a critério do reitor indicado pelo MEC.

Para professores e alunos, quem for escolhido para dirigir a universidade pelos próximos quatro anos, terá grandes desafios para melhorar a estrutura dos cursos e investir mais na qualidade do ensino na UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.