SÃO LUÍS - Uma campanha de vacinação antirrábica, cuja meta é imunizar aproximadamente 230 mil cães e gatos, será realizada em caráter emergencial na Região Metropolitana de São Luís, incluindo São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, e mais nove municípios do interior do Maranhão. A iniciativa é uma recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), depois que foi registrado, mês passado, no município de Paço do Lumiar, um caso de raiva humana com óbito.
Detalhes sobre a realização da campanha foram discutidos, na tarde de terça-feira (3), na sede da Vigilância Epidemiológica da SES. A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro; do superintendente de Vigilância Epidemiológica, Henrique Jorge dos Santos; da consultora do Ministério da Saúde, Lúcia Montebello; além de técnicos da Saúde do Estado e do Município de São Luís.
“Nós estamos planejando essa campanha, que se faz necessária e urgente, priorizando as áreas de risco do Estado. Até o fim da semana, teremos uma intensa agenda a cumprir com a representante do Ministério, onde uma das nossas missões será negociar e sensibilizar os gestores para que realizem a campanha entre maio e junho deste ano”, explicou Alberto Carneiro.
Para garantir a ação, o Ministério da Saúde enviou ao Maranhão 250 mil doses da vacina contra a raiva. A vacina, segundo a consultora do Ministério, é segura e não tem histórico de reações adversas, diferente da que foi distribuída ano passado e cuja aplicação foi suspensa pelo MS para reavaliação.
Quando a campanha foi interrompida, aproximadamente 70% dos cães e gatos do Estado haviam sido imunizados contra a raiva, segundo dados oficiais da SES. Apenas São Luís não participou da ação, deixando o município vulnerável e suscetível à doença, segundo a consultora do MS. Ainda conforme a SES, dois casos de raiva canina foram notificados em São Luís.
Além de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara, estão na lista de prioridades os municípios de Timon, Capinzal do Norte, Imperatriz, Santa Inês, São Roberto, Timbiras, Viana, Vitorino Freire e Pindaré Mirim.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.