SÃO LUÍS - O professor de Biologia, Edalton dos Reis Silva, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) de Alcântara conquistou o título de doudor após apresentar, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, um estudo sobre a morfologia das vespas. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da UFV. O foco do pesquisador foi o sistema reprodutor masculino das vespas sociais do gênero Mischocyttarus. O professor analisou as glândulas acessórias e os espermatozóides do animal.
O trabalho de campo foi realizado na Reserva Biológica da Merck. A morfologia das glândulas foi descrita utilizando-se técnicas de microscopia eletrônica de transmissão e de citoquímica ultraestrutural. O estudo morfológico permitiu a descoberta de estruturas até então desconhecidas desse grupo de vespas.
Edalton Silvon possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural (UFR) do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de morfologia, com ênfase em ultraestrutura, atuando principalmente nos seguintes temas: histologia, ultraestrutura, e biologia celular.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.