Maranhão

Número de prestações de contas foi recorde, segundo TCE

Ontem (4), foi o último dia para que os gestores públicos fizessem a prestação de contas.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou que, neste ano, o número de gestores públicos que entregou a prestação de contas foi recorde: 206 prefeitos e 182 presidentes de Câmara. Ontem (4), foi o último dia para prestação de contas.

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e José Raimundo.

Este ano, o TCE mudou a logística do recebimento de contas. Logo na entrada, os documentos tinham que passar por uma triagem. Em seguida, eram recebidos pelos técnicos do tribunal. Para dar mais rapidez ao atendimento, o TCE treinou as equipes e destinou cerca de 140 funcionários para receber as contas de prefeituras, câmaras municipais e gestores públicos estaduais.

Os contadores, que geralmente entregam toda da documentação, gostaram da mudança. Muita gente deixou para prestar contas no último dia, até faltando poucas horas para terminar o prazo de entrega. O problema de quem deixou para entregar no fim do prazo, é que não teve tempo suficiente para resolver pendências na documentação.

No ano passado, aproximadamente 140 prefeituras e câmaras de vereadores deixaram de entregar as contas no prazo. Mas este ano, segundo o TCE, a preocupação dos gestores públicos com a inelegibilidade acabou aumentando o número de prestações de contas. Às 18h, os portões do tribunal foram fechados.

Os gestores públicos tiveram 90 dias para prestar contas. Mesmo quem perdeu o prazo é obrigado a entregar a documentação ao TCE. Mas só que vai pagar multa, além de sofrer outras punições do tribunal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.