SÃO LUÍS - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realiza, de terça (22) a quinta-feira (24), fórum técnico e duas mesas redondas visando fomentar o debate sobre a gestão responsável do manancial hídrico do Maranhão.
Os eventos acontecem no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, de 14 às 18h, marcando a participação da Secretaria na V Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces que está sendo realizado em conjunto com uma programação, iniciada no dia 15, e que prossegue até quinta-feira, com atividades em vários municípios maranhenses.
De acordo com o secretário Victor Mendes, a programação organizada pela Sema tem como objetivo fomentar o debate sobre o manejo e uso responsável dos recursos hídricos maranhenses, bem como sensibilizar a sociedade para a importância de preservação desse manancial, uma das grandes riquezas do Maranhão.
“Estimular o sobre o uso responsável das águas é um passo importante no esforço de preservação e conservação dessa grande riqueza do nosso estado, da qual precisamos cuidar com a atenção devida, especialmente pelo papel estratégico da água para a sobrevivência do planeta e das populações humanas”, ressaltou o secretário.
Programação
Na abertura da programação, na terça-feira (22), o Fórum Técnico “Gestão de Águas Subterrâneas no Maranhão” contará com as participações de Leonardo de Almeida, representando a Agência Nacional de Águas (ANA), que fará uma exposição sobre “Gestão de Águas Subterrâneas”.
Em seguida, Daniel da Luz, da Secretaria Extraordinária de Minas e Energia, abordará o tema “Importância da água subterrânea no abastecimento da Ilha de São Luís”. Finalizando a programação do dia, Antônio José Araújo, da Hidrosonda, falará sobre os encaminhamentos apontados no III Congresso Internacional de Águas Subterrâneas, realizado em 1993.
Na quarta-feira (23), a programação inclui a mesa redonda “Monitoramento dos Recursos Hídricos no Maranhão” da qual participam: a superintendente de Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental da Sema, Ana Tereza Lyra Lopes, falando sobre a “Balneabilidade das praias de São Luís”; o professor da Ufma, Odylon Teixeira Melo, abordando a “Degradação Ambiental dos Rios Maranhenses”; e a professora do UniCeuma, Dayani Pereira, falando sobre o “Uso de bioindicadores na avaliação na avaliação da qualidade da água”.
Concluindo a programação, na quinta-feira (24) acontece a mesa redonda “Áreas Protegidas e Recursos Hídricos no Maranhão”, com Fabiana Pereira Corrêa, da Sema, discorrendo sobre “Unidades de Conservação Estaduais e Recursos Hídricos”; o professor Antonio Cordeiro Feitosa, da Ufma, enfocando a “Sustentabilidade ambiental da Baixada Maranhense”; Cezar Roberto Rodrigues Rosa, da Secretaria de Patrimônio da União, abordando o tema “Regularização fundiária nos campos naturais e Baixada Maranhense” e Lenir Moraes Muniz, também da Ufma, que discute “Conflitos sócio-ambientais na Baixada Maranhense: o caso da criação dos búfalos”.
Saiba Mais
- JFH MINERAÇÃO, recebimento da Licença junto a SEMA
- Criados comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Mearim e Munim
- BNDES aprova projeto da Sema no valor de R$ 20 milhões
- Sema realiza “Viva Maranhão Sustentável”, com atividades ambientais, culturais e esportivas
- Palestra sobre Sistemas Agroflorestais ocorre na tarde de hoje
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.