Enquete

Maioria afirma conhecer cuidados necessários para prevenir a dengue

Ao todo, 193 internautas participaram da enquete do Imirante encerrada na manhã desta segunda-feira.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h43

SÃO LUÍS – O Imirante perguntou: "Você sabe de todos os cuidados necessários para a prevenção da dengue?". Ao todo, 193 internautas participaram da enquete aberta na última quinta-feira (20) e encerrada nesta segunda-feira (24). Do total, a maioria (71,5%) dos internautas afirmou ter, sim, conhecimento dos cuidados necessários para a prevenção da doença. Apenas 28,4% afirmaram desconhecer qualquer tipo de cuidado para a prevenção da dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Uma bacia no pátio de uma casa, por exemplo, é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito deposita os ovos no local. O único modo de prevenir a dengue é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Ainda segundo o Ministério da Saúde, em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

Veja um guia completo de orientações para a prevenção da dengue

No ano passado, o Maranhão notificou 6.333 casos, contra 2.783 de 2009, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na capital, foram 344 notificações ano passado e no município de Raposa, a estatística apontou 30 casos no mesmo período. Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, participou, com gestores de outros 15 Estados, de reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. O encontro teve como objetivo reforçar as ações de controle da dengue e de preparar a rede de saúde para atendimento aos pacientes, nos Estados e municípios. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Maranhão e mais 15 Estados apresentam risco muito alto de epidemia de dengue em 2011.

Greve

Nesse fim de semana, foi decretada a greve dos agentes de endemias do Maranhão, durante a assembleia geral. Hoje, a assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema) vai protocolar a documentação e a ata no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para cumprir o prazo de 72 horas para o início da paralisação. A greve começará a partir de quinta-feira (27). Os agentes farão mobilização a partir das 10h na Praça Deodoro, Centro da capital.

Na semana passada, os agentes denunciaram que o inseticida usado no controle de endemias na prevenção e no combate à dengue em São Luís estava com validade vencida. O produto havia sido entregue aos agentes no mês de dezembro do ano passado, mas com a validade expirada em setembro de 2010. O pesticida, recomendado para o extermínio de insetos, não tem apresentado eficácia em seus resultados por causa do problema.

A categoria exige melhorias nas condições de trabalho; fornecimento de equipamento de proteção individual; maior divulgação e condições de trabalho para combate da malária em São Luís; melhoria salarial; ajustamento de data de pagamento mensal; repasse do valor de vale-transporte, valorização, gratificações por graduação, entre outras reivindicações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.