SÃO LUÍS - Foi lançado nesta quarta-feira (19), no município de Raposa, distante 30 km de São Luís, o “Plano de combate intensivo a dengue”. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a prefeitura municipal da Raposa, o projeto foi denominado "Índice Zero - Uma solução simples, eficaz e de baixo custo". A proposta é expandi-lo por 160 municípios do Maranhão.
A meta principal é eliminar os focos do criadouro do mosquito Aedes aegypti na Raposa em um prazo médio de seis meses. Visa distribuir inicialmente cinco mil mantas doadas pela SES, para a cobertura de tambores, tanques e caixas d'água que se encontram sem tampas ou com as mesmas quebradas.
O projeto concentra o foco de atuação dos trabalhos na intensificação das medidas preventivas em locais apontados como os pontos estratégicos (PE's), para a proliferação dos criadouros do mosquito, entre eles, as borracharias, terrenos baldios e as oficinas mecânicas.
Os estudos proporcionaram um mapeamento, reorganização e distribuição do território em 13 microzonas. Os locais compreendem os 10.600 domicílios situados na Raposa para serem visitados pelos agentes de endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS), que participam da primeira linha de autuação do projeto numa parceria entre o setor de epidemiologia e da atenção básica.
As ações de controle ganharam o apoio de mais 25 pessoas e envolveu a área de Educação e Comunicação em Saúde e setores de mobilização social do município, no processo de combate ao Aedes aegypti, disseminando informação e fazendo vistorias em reservatórios de água e outros locais propícios a proliferação do mosquito.
De acordo com dados da SES, até o dia 31 de dezembro de 2010, o Maranhão havia notificado 6.333 casos, contra 2.783 de 2009. Na Capital, foram 344 notificações ano passado, e no município de Raposa, a estatística apontou 30 casos no mesmo período.
Com informações da Secom/ Governo do Maranhão.
Lançado projeto inédito de combate a dengue em Raposa
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.