Tufilândia

Trabalhadores sem terra ocupam fazenda no povoado Pimenta

Eles queram que a área seja distribuída entre as 60 famílias que aguardam o assentamento.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h43

TUFILÂNDIA - Trabalhadores sem terra fizeram um movimento para ocupar uma fazenda no povoado Pimenta, no município de Tufilândia, região central do Estado.

Veja, na reportagem de Fábio Costa e Claúdio Ribeiro.

Durante a madrugada, os manifestantes acamparam no local. Segundo eles, o processo de desapropriação das terras começou em 1997. O objetivo da manifestação é de que a área seja distribuída entre as 60 famílias dos manifestantes que aguardam o assentamento. Ainda de acordo com eles, a área é considerada improdutiva e está abandonada há, aproximadamente, dez anos.

O vice-presidente da Associação de Moradores, Olímpio Pereira, afirma que os manifestantes esperam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faça o assentamento da área. Os manifestantes pretendem ficar no local até o Incra faça uma vistoria na fazenda.

A polícia foi chamada, mas de acordo com o tenente da Polícia Militar (PM), Orlando Araújo, a manifestação é pacífica e que a PM trabalha, também, para a segurança dos próprios manifestantes. Segundo ele, o trabalho da PM no local é voltado para a manutenção do fluxo de veículos em uma estrada que passa pela região, que havia sido bloqueada pelos manifestantes com um tronco de árvore.

A equipe de produção da TV Mirante tentou contato com o executor do Incra em Pindaré-Mirim, mas foi informada que ele estaria de férias e nenhuma outra pessoa está autorizada a falar sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.