SÃO LUÍS - "Doar medula óssea é um ato de amor” com esse slogan, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou, de quarta (10) a sexta-feira (12), cerca de 700 novos doadores para integrar o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O objetivo é encontrar um doador para o menino Kaio Cardoso de Sousa Ribeiro, 3 anos, e também para milhares de pessoas que estão à espera de um transplante.
Profissionais dos mais diversos segmentos, comerciantes, servidores públicos, universitários e estudantes lotaram o auditório da Caema para a adesão. Tendo em vista a grande procura das pessoas para a realização do Cadastro Nacional, a Companhia prorrogou a campanha para o período de 16 a 19 deste mês, das 13 às 19 horas, no auditório da sua sede à Rua Silva Jardim 307, Centro, ao lado do Hospital Materno Infantil.
A expectativa é de conseguir durante o período de prorrogação mais mil novos doadores, o que representa mais esperança para aqueles que estão enfrentando esse tipo de problema.
Kaio é filho de Kamila e Klecius Ribeiro, um dos colaboradores da Caema e precisa urgente de um transplante de medula óssea para sobreviver. Você pode salvar a vida do Kaio! São apenas 100 ml de medula óssea, que não lhe fará falta alguma. Com 15 dias, a quantidade de medula que foi retirada se recompõe. Doar medula é como doar sangue, não dói, não tem cortes e nem pontos.
Além de ajudar essa criança, você contribuirá para ampliar o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME), aumentando as chances de vida de doentes que esperam por transplantes, cuja probabilidade de encontrar um doador compatível é de 1 em cada 100 mil.
O pequeno Kaio possui apenas três anos, e dez meses de vida, nove dos quais dedicados a uma verdadeira batalha pela vida e, a chance de continuar vivendo, depende da sua sensibilidade. Seja um doador de medula óssea!
A necessidade de sangue, medula ou plaquetas pode surgir em qualquer família, a qualquer momento. E esses componentes só podem ser obtidos através da doação de um ser humano a outro. A doação é o maior exemplo de solidariedade humana e para milhares de pessoas portadoras de doenças do sangue, o transplante de medula óssea é a única esperança.
Para o doador, o procedimento é apenas um incômodo passageiro. Para o doente, significa a diferença entre a vida e a morte. Você pode salvar uma vida! Participe dessa campanha!
A Campanha continuará em parceria com a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.