SÃO LUÍS - No domingo de votação no segundo turno das eleições, no feriado prolongado de Finados, muita gente preferiu justificar a ausência a votar. O resultado não poderia ser outro: a abstenção no segundo turno da eleição presidencial de 2010 chegou a 21,5%, de acordo com os dados da Justiça Eleitoral. Do total de 135.804.433 eleitores, 29.194.356 não compareceram às urnas em todo o país. Esse é o maior índice registrado desde 1989, quando o Brasil voltou a eleger seu governante pelo voto direto.
No Maranhão, o número de abstenções também foi alto e superou a média nacional: chegou a 29,52% do eleitorado. O Maranhão é o Estado com a maior taxa de abstenções em todas as unidades da federação nestas eleições. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.275.532, do total de 4.320.922 de eleitores, não compareceram às urnas no Estado. Em São Luís, a abstenção chegou a 24,52% do eleitorado (163.871 não compareceram).
O índice, no entanto, foi menor nos municípios onde houve o recadastramento biométrico para a votação no novo sistema de identificação do eleitor. No Maranhão, por exemplo, nos dois municípios da região metropolitana da capital onde houve o recadastramento de eleitores, o número de eleitores faltosos foi menor que o índice de abstenções do Estado e da própria capital. Em Paço do Lumiar, apenas 10,83% dos eleitores não compareceram às urnas. Em Raposa, 13,84% dos eleitores faltaram ao pleito.
Abstenções do país
Em todo o país, os municípios onde os eleitores passaram pelo recadastramento seguem a mesma tendência. Na Bahia, a única cidade onde houve o recadastramento foi Pojuca, que registrou ausência de 11,35% do eleitorado, menos que o índice de faltosos no Estado, de 24,83%. No Ceará, a cidade de Eusébio registrou 9,01% faltosos, menos que a taxa estadual de 23,11%.
De acordo com o TSE, o segundo Estado com maior número de faltosos é o Acre, com 28,23% de faltosos. Os municípios de Bujari (15,54%) e Assis Brasil (15,36%), onde houve o recadastramento biométrico, tiveram, também, índice de abstenção menor que a média do Estado e a da própria capital, Rio Branco (21,32%).
Na região Sudeste, o Estado com o maior número de abstenções foi o Rio de Janeiro, com 21,03%. No único município onde houve o recadastramento de eleitores, Armação dos Búzios, a taxa de abstenção ficou em 16,9%. Em São Paulo (19,15%), a cidade Nuporanga registrou 11,59% de faltosos. E em Minas Gerais (20,98%), a cidade de São João Del Rei, onde funcionam duas seções eleitorais, registrou abstenção de 11,17%, menos que a capital Belo Horizonte (19,58%).
No Sul do país, a tendência também se confirma: em Canoas (RS), município onde funcionam quatro seções, o índice foi bem baixo, de 9,24% de abstenção, abaixo do Rio Grande do Sul, com 17,71%; e em São João Batista (SC), a abstenção ficou em 15,71%, abaixo do índice estadual (16,89%).
Recadastramento biométrico
Em todo o país, 60 municípios passaram pelo recadastramento biométrico – veja a lista completa de municípios. A tecnologia foi utilizada pela primeira vez em 2008 nas eleições municipais em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). De acordo com o TSE, a biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, como impressão digital na hora da votação. Para a Justiça Eleitoral, a identificação do eleitor por esse sistema é mais confiável e dá segurança ao processo eleitoral no país. Além disso, o recadastramento de eleitores também permite que a Justiça Eleitoral saiba o número exato de eleitores aptos a votar, excluindo os eleitores que já morreram.
De acordo com a expectativa do TSE, todos os municípios do país terão urnas com leitores biométricos em até oito anos. Na semana passada, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, desembargador Raimundo Cutrim, assinou um convênio com a prefeitura de Cajapió para cessão de local para realização do recadastramento biométrico. Além de Cajapió, o convênio já havia sido anteriormente celebrado com os municípios de São João Batista e São Vicente de Férrer. As três cidades passarão pelo recadastramento biométrico neste mês de novembro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.