SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior e a juíza Rafaella Saif Rodrigues, inauguraram, nesta sexta-feira (8), às 9h, a nova sede do Fórum “Des. Ives Miguel Azar”, da Comarca de Raposa (Av. Cafeteira s/n, Vila Bom Viver).
O novo fórum foi construído seguindo padrão arquitetônico adotado pelo Judiciário para as unidades jurisdicionais em todo o Estado, em terreno com 374 m² de área construída, cedido pela prefeitura local. A estrutura do imóvel foi planejada para atender de forma satisfatória à demanda judicial local, onde tramitam cerca de 1.800 processos.
O prédio possui 13 dependências: sala de conciliação, audiência, gabinete do juiz e assessoria, oficiais de justiça, secretaria judicial, arquivo, protocolo, depósito, Centro de Processamento de Dados (CPD), OAB e Ministério Público. A fachada foi adaptada ao acesso por portadores de necessidades especiais com rampas de acesso, banheiros e estacionamento específicos.
A construção foi iniciada na gestão passada e concluída em setembro deste ano. A inauguração cumpre o calendário de instalação de novas unidades do Poder Judiciário, que irá dotar comarcas de melhores condições de funcionamento, com repercussão positiva na qualidade do atendimento prestado ao cidadão.
O presidente do TJ, desembargador Jamil Gedeon, informou, na oportunidade, que o Judiciário está dando continuidade às obras do anexo do Fórum da capital, e já existem processos licitatórios para as obras dos fóruns de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar, próximas à Raposa.
A programação de inauguração deste ano ainda inclui o Fórum de Maracaçumé, instalação de novas varas, comarcas e juizados.
“É o primeiro grau que tem cerca de 90% da demanda judicial no estado e deve ter uma estrutura adequada para o atendimento ao jurisdicionado”, disse.
O Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior disse ser mais um avanço para a justiça do Maranhão. “É um fórum novo, acessível à população, que pode buscar seus direitos acreditar em melhores dias da Justiça”, ressaltou.
A juíza Rafaella Saif Rodrigues falou que a inauguração desse Fórum é a realização de um sonho de magistrados e servidores, diante da demanda crescente de processos na comarca. “A população agora tem um Fórum digno onde pode fazer suas reclamações e ter a solução dos seus processos”.

Após os pronunciamentos de abertura da solenidade, o presidente do TJ, o Corregedor, a juíza, e a secretária de educação do município, Maria Inês Carneiro, descerraram a fita e a placa inaugurativa. O Padre Reginaldo Pereira fez a bênção das instalações.
Fonte: TJ-MA.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.