SÃO LUÍS - Condenada à prisão pela Justiça, em primeira instância, por integrar uma quadrilha de assalto a bancos, Francimar da Conceição Silva deve cumprir pena de nove anos de reclusão por roubo qualificado com emprego de arma de fogo, extorsão e formação de bando. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
O assalto a uma agência bancária do município de Senador La Roque aconteceu em 2004. Inconformada com a sentença de 1º Grau, Francimar recorreu ao TJ-MA, mas os desembargadores da 1ª Câmara Criminal decidiram, nesta terça-feira (5), manter sua prisão. Os crimes estão previstos nos artigos 157,158 e 288 do Código Penal Brasileiro.
Consta nos autos do processo que a ré e mais quatro pessoas assaltaram uma agência do extinto Banco do Estado do Maranhão, levando dinheiro, além de armas e documentos. Ela foi acusada de dar suporte e logística a operação ilícita e também de ser namorada de um dos participantes do crime, mas nega a participação no delito, embora conste no inquérito policial a sua confissão quanto à própria participação e do restante da quadrilha.
O relator do processo, desembargador Raimundo Melo, negou o pedido de absolvição da acusada, e, em seu voto, destacou como evidente a associação de Francimar ao bando, com a finalidade de cometer crimes, a partir da distribuição de tarefas e vínculo associativo permanente, diante dos constantes contatos, antes, durante e depois da execução dos delitos.
Acompanharam a decisão do relator, os desembargadores Froz Sobrinho e José Luiz Almeida. O parecer do Ministério Público Estadual também decidiu pelo improvimento.
As informações são do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.