Queimadas

Leste do MA é uma das regiões mais afetadas pelas queimadas

Na zona rural, fogo é utilizado para o preparo do solo, o que aumenta o risco de incêndios.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o leste do Maranhão é uma das regiões mais afetadas pelas queimadas. Na zona rural, o fogo é utilizado para o preparo do solo, o que aumenta o risco de incêndios.

As imagens, captadas pelo satélite do Inpe, mostram os focos de incêndio no Estado. Um balanço do instituto também aponta que as regiões Tocantina e dos cocais são onde mais existem focos de incêndio. Os pontos representam o calor, quanto mais escuro, maior é a área do fogo.

Outro gráfico apresenta o risco de incêndio no Brasil, repare que praticamente todo o estado se encontra em situação de risco. Na região leste, as queimadas servem de manejo para a pecuária e agricultura. Em uma fazenda que fica em Timon, o fogo que prepara o solo para uma plantação, destrói carnaúbas, babaçuais e grande parte da vegetação nativa. Em outra, na cidade de Parnarama, que fica a 504 km de São Luís, um incêndio destruiu 18 mil hectares de vegetação nativa e de área preparada para a plantação.

Um outro risco são as linhas de transmissão de energia, o fogo que passa bem perto pode interromper o fornecimento de energia de várias cidades. Na região leste, três municípios já ficaram sem energia por causa disso. Mais de 30 mil famílias foram prejudicadas somente neste mês de setembro.

Foto: Reprodução/CPTEC/Inpe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.