Eleições 2010

Secretário garante tranquilidade nas eleições de 3 de outubro

Aluisio Mendes garantiu que mais de 3 mil homens estarão apostos nas sessões eleitorais no MA.

Pedro Sobrinho - Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, garantiu tranquilidade nas eleições do dia 3 de outubro, no Maranhão. Em entrevista à rádio Mirante AM, o secretário disse que o efetivo das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, em que mais de 3 mil homens lotados em São Luís e Imperatriz, estará apostos a partir desta quinta-feira, (30), nos 217 municípios maranhenses.

- A Secretaria de Segurança tem uma grande experiência nessa questão eleitoral. Sempre atuou de maneira muito efetiva e não será diferente nesta eleição. Todos os recursos necessários foram canalizados para propiciar à população do Maranhão uma condição segura para que ela possa exercer a sua cidadania no dia do voto. Portanto, todo o efetivo ligado à Secretaria de Segurança Pública estará mobilizado para garantir na sessões eleitorais - assegurou.

Indagado sobre os municípios que receberão o envio de Forças Federais, Aluísio Mendes disse que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) solicitou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança em seis cidades com histórico de conflitos durante o período eleitoral.

- Além da presença da Polícia Federal, o efetivo das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros estará disponível nessas regiões - garantiu.

Forças Federais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) solicitou ao TSE o envio de forças federais para o Maranhão com o propósito de garantir o livre exercício do voto. O reforço atuará nas cidades de Santa Luzia, São Mateus, Matões do Norte, Alto Alegre do Maranhão, Benedito Leite e Barreirinhas.

Em Santa Luzia, o reforço na segurança é necessário em razão de atos de vandalismo que levaram à destruição total do cartório eleitoral da cidade em 31 de dezembro de 2008.

Em São Mateus, Matões do Norte e Alto Alegre do Maranhão a intenção é prevenir novos atos de violência como os ocorridos após a divulgação dos resultados das últimas eleições municipais de 2008. Já na cidade de Benedito Leite há o receio dos juízes eleitorais de que haja perturbação dos trabalhos eleitorais e agressões a juízes e promotores eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, em sessão administrativa, o envio de força federal para auxiliar a manutenção da ordem pública no dia das eleições no município de Barreirinhas, no Maranhão. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O relator do pedido foi o ministro Marco Aurélio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.