Energia

Inaugurada subestação de energia São Luís III

Com o novo empreendimento, São Luís terá um ganho de mais de 35% na potência de energia.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - Foi inaugurada na manhã de sexta-feira (3), pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann; pelo presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes, e pelo diretor-presidente interino da Eletronorte, Josias Matos Araújo, a subestação de energia São Luís III. Com o novo empreendimento, situado em Paço do Lumiar, São Luís terá um ganho de mais de 35% na potência de energia responsável por abastecer toda a região metropolitana da capital. Homenageado por iniciar as operações da Usina de Boa Esperança no Maranhão, o presidente do Senado Federal, senador José Sarney, também esteve presente à cerimônia.

Em seu discurso, o ministro Márcio Zimmermann destacou que a inauguração da São Luís III tem um aspecto emblemático muito importante para o setor energético de todo o país. Ele informou que o investimento para a construção da subestação ultrapassou R$ 50 milhões e reiterou a confiabilidade que a capital maranhense passa a ter com mais esse empreendimento. “Com a Subestação São Luís III, é natural que sejam eliminados problemas referentes ao abastecimento de energia de toda a região, que antes era atendida somente pela São Luís I e II”, observou o ministro.

A possibilidade de blecautes também foi lembrada pelo ministro, que relembrou um “apagão” com duração de pouco mais de 50 horas quando morava em Florianópolis, Santa Catarina. “Lembro que depois de construída a subestação, esse problema praticamente deixou de existir. Portanto, é muito importante que continuemos a fazer investimentos na área de energia para não deixar a população às escuras”, enfatizou Zimmermann.

Foto: Paulo Soares

Demanda

O presidente da Eletrobras disse que o abastecimento de energia é um dos segmentos que mais precisa de investimentos no Estado, tendo em vista a chegada das grandes indústrias dos mais diferentes setores no Maranhão. “Toda indústria precisa ter uma boa expectativa no que diz respeito ao fornecimento de energia e por isso temos investido tanto no Maranhão”, assinalou José Antônio Muniz Lopes.

Localizada no município de Paço do Lumiar, próximo à rodovia MA-202, numa área de 14.500 metros quadrados, a subestação São Luís III terá capacidade de aumentar em 150MVA o fornecimento de energia da região metropolitana de São Luís que antes tinha 400MVA de potência. “Com mais essa subestação, saltaremos para 550MVA de potência, aumentando assim a confiabilidade no fornecimento de energia a toda região atendida pelas outras duas subestações”, explicou o gerente regional da Eletrobrás, Omar Barroso Maia Júnior.

Até o início das operações na São Luís III, a capital tinha como único ponto de entrega para a distribuidora de energia elétrica local em alta tensão a Subestação São Luís I. Além disso, existiam somente dois circuitos de transmissão em alta tensão (230 kV), de 19 km, entre as subestações São Luís II e São Luís I, que transmitiam 100 % de toda energia elétrica para atender a capital maranhense.

Além da inauguração da subestação São Luís III, outros empreendimentos em expansão estão em andamento para atender São Luís, entre elas a construção da segunda linha em 230 kV entre as subestações São Luís II e São Luís III, que já foi leiloada pela Aneel, bem como o segundo transformador de 150 MVA.

Números

R$ 50 mi foram investidos na construção da Subestação São Luís III;

35% ganho de potência de energia que a subestação vai proporcionar a São Luís;

14.500m² área da subestação, localizada em Paço do Lumiar, próximo à rodovia MA-202 e;

150MVA capacidade de aumento no fornecimento de energia da região metropolitana de São Luís com a nova subestação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.