SÃO LUÍS - O Projeto “Registro Civil: O Nascimento da Cidadania (RCN)” chega à cidade de Boa Vista do Gurupi, nesta sexta feira (16), para realizar o mutirão para emissão do registro civil de nascimento, a atividade será até o próximo sábado (17).
Na ocasião, poderão solicitar o documento cidadãos de todas as idades. A meta do projeto é realizar 70 mutirões em cidades de todo o estado. O objetivo é reduzir para 8,5% a taxa de sub-registro no Maranhão. Atualmente, o projeto encontra-se com 30% dessa meta alcançada.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sergio Tamer, cada mutirão, até agora realizado, possui características distintas, “Cada mutirão representa uma experiência nova e um enfrentamento de uma realidade que não se repete para os próximos mutirões porque cada município tem suas particularidades”.
O secretário exemplificou que “cada pessoa que ainda não dispõem desse documento precisa ser localizada para esse trabalho de articulação, que difere de município para município e, de um modo geral, estamos sempre contando com a colaboração do poder público municipal por meio de suas Secretarias de ação social”.
Para Sergio Tamer, as parcerias são fundamentais para a execução do projeto. “O apoio da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão, que faz a designação do registrador, é de imensurável contribuição para o andamento das atividades”. Ele destacou ainda que “é bem verdade que nem sempre contamos com a boa vontade dos donos de cartório e, a meu ver, esse tem sido o principal entrave para abranger toda a população atingida pelo sub-registro e pela falta do registro mas, apesar disso, os resultados até aqui obtidos podem ser considerados satisfatórios”, afirmou Tamer.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.