Maranhão

Jovens de Paço do Lumiar vão ser capacitados em empreendedorismo rural

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Agricultores familiares da Associação de Produtores de Mojó, em Paço do Lumiar, participaram, nesta quinta-feira (1º), de uma reunião para apresentação do Instituto Terra, que será responsável pelos cursos de capacitação e assistência técnica do programa Geração Futura da Agricultura Familiar, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro), que estão sendo implantados nas comunidades de Mojó e Pindoba.

O Geração Futura é destinado a jovens rurais de 16 a 24 anos, que escolhem em quais áreas produtivas querem ser capacitados, de acordo com as suas aptidões e habilidades, de modo a garantir a construção e a manutenção do desenvolvimento rural sustentável, ao longo das gerações.

“Este programa é para o jovem rural ser um futuro empreendedor, comercializando, se cadastrando no Programa de Aquisição de Alimentos, participando com a sua produção nas feiras locais, estaduais e nacionais”, falou a coordenadora do programa, Carmen Luce. Ela disse também que o programa vai capacitar o jovem rural nas atividades produtivas, “até chegar o momento em que o estado sai de cena e deixa o jovem preparado para seguir em frente, tendo acesso aos créditos”.

Além dos agricultores, estavam presentes na reunião o secretário de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar, Ademir Duarte; o presidente do Instituto Terra, Reinaldo Martins; a coordenadora de Ações Sociais da Sedagro e do programa Geração Futura, Carmen Luce Pereira; e técnicos destas instituições.

São dois projetos em Mojó e dois em Pindoba, sendo um o Sistema Agroecológico Integrado e Sustentável (Sais) e o outro o de horticultura irrigada.

“O objetivo é os jovens se tornarem multiplicadores de conhecimentos. É um projeto pedagógico, o principal é ensinar, é treinar, é capacitar, é motivar os jovens rurais para a atividade produtiva”, destacou Jamilda Ribeiro, assistente social da Sedagro.

São 20 jovens por comunidade, que vão ser capacitados pelo Instituto Terra e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo que 15 vão aprender sobre plantio irrigado de hortaliças e frutas, e cinco vão fazer treinamento para trabalharem com o Sais. Para este trabalho, o Instituto Terra vai utilizar técnicos especialistas em avicultura, piscicultura e horticultura irrigada.

“Vamos trocar conhecimentos, vamos aprender fazendo juntos, os protagonistas nesse programa são os jovens” disse o dirigente do Instituto Terra, Reinaldo Martins. “Queremos que esse programa seja realizado com a juventude, a gente tem medo que os jovens caiam em caminhos errados. Eu acredito nesse projeto para os jovens terem um futuro”, disse a líder da associação, Irismar Santos.

“Esse programa é importante para o futuro dos jovens, que precisam da nossa ajuda e orientação”, declarou o secretário de Produção do município, Ademir Duarte.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.