SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) realizou, em Zé Doca, terça-feira (16), o Dia de Campo sobre manejo de capoeiras sem uso de fogo. A ação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é mais uma ação do Programa Viva Terra.
O Dia de Campo foi aberto pela Secretária de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade e o prefeito Raimundo Sampaio, na presença de centenas de agricultores familiares e técnicos. Participaram ainda os secretários municipais de Agricultura dos municípios de Zé Doca, Santa Luzia do Tide, Lago do Junco, Guimarães, Palmeirândia, Bacabal, Santa Inês, Lago da Pedra e Bom Jardim.
O Dia no Campo em Zé Doca constou de visitas dos participantes a cinco estações e estandes das entidades parceiras montadas no local do evento e do seminário “Conhecimento e tecnologias em agricultura sem queimadas”.
Foram realizadas, também, as palestras “Tecnologia social de inclusão de sabiás em roças tradicionais e campos agrícolas”, com a pesquisadora Elisabeth Detert e “Sistema de plantio direto na capoeira triturada”, proferida pelo técnico da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis, Carlos Reis de Freitas.
Nas estações, grupos de agricultores conheceram técnicas sobre o preparo de área sem uso do fogo. Acompanharam demonstrações sobre trituração de capoeira, inoculação de sementes de feijão Caupi, plantio direto de feijão Caupi na palhada capoeira triturada e uma exposição de tecnologias e sistemas para agricultura sem queimada, desenvolvida pela Embrapa.
De acordo com o secretário-adjunto da Sedagro, Paulo Roberto Lopes, as vantagens do novo método de preparo da área de produção com o uso de um equipamento que corta e tritura a capoeira são várias, pois elimina os impactos negativos da queimada no meio ambiente, amplia a flexibilidade do período de plantio, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. "A redução de ervas daninha durante a fase de cultivo e dos riscos de incêndios, além de tornar o trabalho do agricultor menos penoso, também são vantagens da utilização do triturador de capoeira" disse.
Viva Terra
Conceição Andrade explicou que, por meio do Programa Viva Terra, o Governo do Estado está colocando em prática, no Maranhão, um novo ciclo de desenvolvimento econômico, social, cultural, institucional, territorial e ambiental, valorizando a agricultura familiar e os seus consumidores, tomando como base a mudança para uma nova matriz tecnológica, fundamentada na implantação de sistemas de produção sustentáveis.
O Governo do Estado, na avaliação de Conceição Andrade, por meio do Programa Viva Terra está colocando em prática sistemas de melhoria das condições de manejo das áreas de cultivo da agricultura familiar, como acontece, nesse Dia de Campo, com o uso de triturador de capoeira e da adição de inoculantes ao plantio de feijão caupi, proporcionando incremento de mais de 30% na produtividade da cultura por unidade de área.
"Estamos iniciando uma nova postura no cuidar melhor o solo agricultável difundindo conjuntamente com os Centros de Pesquisas da Embrapa uma nova alternativa de cultivo que dispensa o uso do sistema corte - fogo e evita a queimada. Os ganhos econômicos, ecológicos e sociais são imensos com o uso do equipamento que corta e tritura a capoeira" afirmou a secretária.
Participaram do Dia de Campo em Zé Doca, o secretário adjunto de Apoio Institucional da Sedagro, Jadson Lago; a coordenadora do Programa Viva Terra, Rejane Valéria Costa; o diretor do Inagro, Fábio Silva; o presidente da Câmara Municipal de Zé Doca, José Feitosa; o presidente da Casa Familiar Rural de Zé doca, Raimundo Mendonça; além dos técnicos da Embrapa Amazônia Oriental Marcelo Marques e João Leonardo.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.