Gripe A

Vacinação contra a gripe H1N1 prossegue no Maranhão

Além dos shoppings e terminais, a vacina deve ser oferecida nos diversos arraiais da cidade.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - Continua em todo o Maranhão a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, voltada para os grupos prioritários, como: crianças de 2 a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos de idade e gestantes. A Campanha, que se encerraria nesta quarta-feira (2), é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, a cobertura é baixa na faixa etária de 30 a 39 anos, com um total de 50% de doses aplicadas de um público estimado em 164.908 pessoas em todo o Maranhão. A cobertura mínima é de 80% em todos os grupos.

O Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos, informou que o Ministério da Saúde deu a oportunidade para os Estados continuarem a vacinação para os grupos que não atingiram a meta, até que termine as doses.

"A SES está buscando a melhor estratégia de imunizar todos os jovens de 30 a 39 anos, grupo que não atingiu a meta de 80%. Em São Luís, além dos shoppings, terminais de integração, a vacina deve ser oferecida nos diversos arraiais da cidade", informou o superintendente.

A campanha de imunização contra a Gripe H1N1 é a maior já realizada no Maranhão. Mais de 3 milhões e 300 mil doses já foram aplicadas. A meta já foi alcançada entre os profissionais de saúde (105,92%), com mais de 87 mil pessoas imunizadas, entre os indígenas (95, 75%), crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade (100%) e portadores de doenças crônicas (100%). Nas gestantes, a cobertura é de 85%, com mais de 112 mil mulheres vacinadas.

A Chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, da SES, Mildes Mendes Pereira, informou que, nesta campanha, estão envolvidos cerca de 6 mil pessoas em todos os 217 municípios maranhenses.

Internações

Em 2010, foram registradas 156 internações, das quais 28 foram confirmadas como Influenza H1N1 no Maranhão. Dos casos confirmados, nove foram a óbito. Dos óbitos, 5 casos foram de gestantes . Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de todas as grávidas em qualquer período de gestação procurarem os postos de vacinação.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.