Rico em vitaminas

Chega ao fim a colheita do buriti no interior do Maranhão

Nessa época do ano, o fruto se torna importante fonte de renda para milhares de famílias.

Imirante, com informações do Globo Rural

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

CAXIAS - Está terminando a colheita do buriti no Maranhão. O fruto, rico em vitaminas, é explorado de forma extrativista e, nessa época do ano, se torna importante fonte de renda para milhares de famílias.

Veja, ao lado, na reportagem de Sidney Pereira e Elson Paiva.

Os cachos carregados no alto das palmeiras tingem os vales de vermelho no leste do Maranhão.

A safra de buriti no Maranhão vai de janeiro a maio. Está terminando. Os frutos caem quando ficam maduros.

O agricultor Manoel Manteo, após a colheita das roças, vasculha os brejos e junta os frutos do buriti para complementar a renda da família. Ele está contente com a fartura deste ano. “Esse ano, a safra deu mais melhor”, disse.

A agricultora Simplícia Gomes Mota também comemora a boa safra no sertão. “A gente faz uma boa lavra assim. Todo dia, vende e faz uns R$ 50. Aí, faz aquela feira”, contou.

Muitas famílias da região tiram o sustento com a venda de artesanato feito da fibra extraída das folhas do buriti. Mas a fartura no alto das florestas muda mesmo é a dieta no campo.

A dona de casa Cleidilene de Souza amassa bem os frutos para retirar a polpa. Acrescenta água e açúcar. As crianças gostam tanto do suco de buriti que se lambuzam. “Alimenta. É forte porque alimenta bem”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.