Maranhão

Pesquisa sobre saúde bucal chega a cinco municípios

São Luís, Luís Domingues, Trizidela do Vale, Cururupu e Imperatriz foram os municípios escolhidos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - Cinco municípios maranhenses participarão do Projeto SBBrasil 2010, uma pesquisa nacional que visa traçar o perfil da saúde bucal dos brasileiros. No Maranhão, o levantamento está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que desde o final do ano passado promove oficinas preparatórias para viabilizar a aplicação do levantamento proposto pelo Ministério da Saúde/Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informações da coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Viktoria Piders Costa, os municípios de Luís Domingues, Trizidela do Vale, Cururupu e Imperatriz foram escolhidos por meio de sorteio eletrônico para receber a pesquisa. Por ser uma capital, São Luís participa.

A pesquisa deve ser aplicada na última semana de abril deste ano, com duração média de trinta dias. Utilizará a mesma metodologia do censo aplicado pelo IBGE. Com o auxílio da tecnologia do PALM, a população-alvo responderá a um questionário. Depois desta etapa, será a vez da parte prática. Todos os moradores das residências visitadas serão submetidos a um exame intra-bucal. Para tanto, o trabalho de campo será feito por uma equipe formada por um auxiliar e um dentista.

Com exceção de São Luís, que contará com 10 equipes para a aplicação de 1.490 coletas de dados, os demais quatro municípios terão apenas duas equipes para realizar 53 coletas, em cada uma das cidades. "Até os bairros e localidades desses municípios foram escolhidos por meio de sorteio eletrônico", disse Viktoria Piders, acrescentando que esta se trata da segunda edição do SBBrasil. A primeira experiência ocorreu em 2003 e traçou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros.

Fonte: Ascom/SES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.