Educação

Governo do Estado entrega três Faróis da Educação reformados

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

SÃO LUÍS - Três faróis da educação reformados nos municípios de Bacabeira, Matões do Norte e Peritoró, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram reinaugurados na última sexta-feira (26). As obras fazem parte do Programa Escola Viva, lançado pela governadora Roseana Sarney ano passado e que prevê um investimento de R$ 145 milhões em reformas e construção de escolas e faróis da educação em todo o Maranhão até o final de 2010.

Uma equipe da Seduc, composta por técnicos, supervisores e superintendes, fez vistorias nos ambientes reformados para verificar se a conclusão das obras estava de acordo com o que o governo almejava. No total, mais de 1.800 alunos serão beneficiados com as obras de melhorias nos faróis dos três municípios.

“Nesta gestão do governo e da Seduc, a preocupação é diretamente com o aluno. Qual gestão se preocupou com os Faróis da Educação, com um melhor ambiente na sala de aula, ou mesmo se o professor tem ou não um plano de aula? Estamos transformando a educação no nosso Estado, baseados no respeito ao aluno”, enfatizou a secretaria adjunta de Coordenação das Unidades Regionais de Educação (URE), Izaurina Caldas Barreto.

Para a coordenadora da URE de Rosário, Lúcia Cavalcante, o farol representa um dos alicerces da educação. “Não há educação sem leitura. E, por meio dos Faróis de Educação, o aluno constrói o amor pela leitura”, disse ela.

Na cidade de Matões do Norte, dezenas de gestores, professores e coordenadores, além de lideranças políticas, recepcionaram a equipe da Seduc no ato da reinauguração do Farol da Educação local (foto). Com entusiasmo, a secretária municipal de Educação, Vilma Sampaio, afirmou que as melhorias no farol de Matões do Norte foram um presente para todos da cidade, em especial para os estudantes. “São eles que movem a educação e por eles deve-se fazer cada vez mais melhorias e mudanças”, afirmou.

A superintendente de Recursos Humanos da Seduc, Iolanda Portela, destacou que saber transformar a educação é uma característica da nova gestão da Seduc. No entanto, ela afirma que o talento de modificar a realidade educacional do estado não depende apenas do macro sistema. “Esta transformação deve ser trabalhada em conjunto, pois a secretaria também depende de cada gestor, de cada professor e cada aluno para fazer acontecer melhorias na educação”, ressaltou.

Os Faróis da Educação receberam nova pintura, novas bancadas, mesas e cadeiras, troca da iluminação, entre outras melhorias. Mas, para o secretário de Educação do município de Peritoró, Ezequias Silva, o mais importante de tudo está nas prateleiras: os novos livros adquiridos. “Temos aqui um Farol de Educação rico. O nosso maior desejo é que o aluno tenha fome de leitura e que encontre nos livros deste local, o alimento para suprir sua carência”, conclui.

As informações são da Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.