SÃO LUÍS - O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão desembarca na manhã sexta-feira, 26, no Maranhão, onde inspecionará as obras da hidrelétrica no rio Tocantins. A chegada do ministro no aeroporto de Imperatriz está prevista para as 9h30. De lá, segue para o município de Estreito, acompanhado de técnicos do Ministério das Minas e Energia e autoridades locais.
Durante sua passagem pelo Estado, Lobão poderá anunciar outros investimentos nos municípios da área de influência da hidrelétrica, hoje uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O ministro espera que a usina em construção entre em operação comercial ainda este ano, antecipando seu cronograma de obras. A UHE Estreito é um dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no Brasil, com capacidade para gerar 1.087 megawatts. Está sendo construída pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), formado pela GDF Suez, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa.
Durante a implantação do empreendimento, estão sendo gerados cerca de 6.500 empregos diretos e 16.500 indiretos, com prioridade para a mão-de-obra local. De acordo com o ministro, um total de R$ 92 bilhões de investimentos em grandes obras, como a UHE Estreito e outros empreendimentos nas regiões Norte e Nordeste, até 2013, representará aumento de mais de 35% no setor elétrico em relação ao período de 2005 a 2008. Lobão comemorou essas estimativas porque, segundo ele, mostram o acerto da política adotada pelo Governo Federal para a área que ele comanda há dois anos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.