Rosário

Estudantes lançam livro sobre contos e lendas

A publicação é resultado de um projeto de leitura e escrita desenvolvido nas escolas.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

ROSÁRIO – Vinte e nove alunos de escolas da rede pública municipal de Rosário lançaram um livro sobre contos e lendas rosarienses. A obra aborda a história da literatura rosariense desde as suas origens. O livro é resultado do projeto “Aprendendo a Gostar de Ler e Escrever”, desenvolvido nas escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Após vários meses de pesquisa e de muitas leituras, o lançamento do livro que reconstrói lendas folclóricas e contos sobre o município, representou a conclusão de um processo de valorização da produção textual dos educandos. “Trabalhamos para estimular a leitura e a escrita buscando a formação e a construção autônoma do conhecimento”, explicou a secretária Municipal de Educação, Lúcia Helena D'Eça dos Reis.

Durante a cerimônia de lançamento do livro, que aconteceu no último dia 30, na Igreja Assembleia de Deus do município, o prefeito de Rosário, Marconi Bimba, falou sobre a importância da leitura na vida dos estudantes. “A produção do livro com textos produzidos pelos alunos é uma das ações mais importantes desse governo. O nosso objetivo enquanto prefeito, será os investimentos com a educação, estimulando principalmente a leitura e a escrita”, disse.

O resultado do Projeto “Jovens Escritores Rosarienses", foi aprovado pelos pequenos autores. “A gente trabalhou bastante, revisou tudo. Eu escrevi sobre a história da Igreja da Matriz e graças a Deus foi escolhida para a fazer parte do conteúdo do livro. Estou muito feliz”, contou Cássia Danielle Silva dos Santos, aluna do 4º ano da Unidade Integrada Ruth Tavares. A inovação foi um dos pontos mais destacados pelos alunos. “As histórias são sempre a mesma coisa. A gente as deixou mais engraçadas”, ressaltou a aluna Nívea Alanna Pereira da Silva, aluna do 5º da Unidade Integrada Maria José Macau, que contou sobre a lenda da “Noiva Sem Marido” .

De acordo com a Gestora Adjunta do Centro de Ensino Raimundo João Saldanha , professora Maria da Graça Silva, a leitura e a escrita são fatores imprescindível no cotidiano escolar. “Neste seculo que tem por essência o conhecimento, vale à pena priorizar a leitura e a escrita”, frisou. A distribuição do livro foi feita durante a cerimônia de lançamento. Nessa primeira etapa foram impressos 300 exemplares, mas a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, já busca a possibilidade de ampliar a tiragem para levar a obra a alunos de outras escolas de Rosário.

Desabafo

No lançamento do projeto “Jovens Escritores Rosarienses", um poema em forma de desabafo chamou a atenção do público. A autora alerta para os cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O destaque do texto é a preocupação com o futuro de nosso planeta. O poema foi produzido pela aluna Thais Rejane Silva Ramos, do 5º ano, da Unidade Integrada Dorotéia Queiroz, no município de Rosário.

MINHA ESCOLHA

Na escola que eu estudo

Houve um problema

Mas já foi resolvido tudo

E por isso, escolhi este tema.

Neste ano o inverno causou enchente

Desabrigando muita gente,

Foi muito triste no nosso município

As chuvas foram desde o princípio.

Nossa escola serviu de abrigo

Quatro famílias foram pra lá,

Deus, não deixe isso acontecer comigo!

Porque não saberei como ficar.

A enchente ainda está acontecendo

Que pena! Agora é na outra região,

Somos culpados do que está havendo

temos que cuidar do mundo com dedicação.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.