Paço do Lumiar

TRE convoca eleitores para cadastramento biométrico

Justiça Eleitoral identificará votantes do município pela impressão digital e fotos que serão usadas no sistema de votação eletrônico.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - Cerca de 50 mil eleitores de Paço do Lumiar serão recadastrados a partir de hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Clube da Assembléia Legislativa, no Maiobão. As digitais e fotografias dessas pessoas serão inseridas no sistema biométrico de votação, que será adotado naquele município e em Raposa nas eleições de 2010.

Os eleitores de Paço do Lumiar e Raposa somam 1,5% do eleitorado maranhense que vai votar nas eleições de 2010 somente pelo sistema biométrico, ou seja, quem não se recadastrar ficará impedido de votar no próximo pleito e terá o título eleitoral cancelado.

No recadastramento serão colhidas as digitais dos 10 dedos das mãos e a fotografia do eleitor. Para atualizar seus cadastros, os cidadãos devem apresentar documento de identidade mais um comprovante de residência. Em Paço do Lumiar, que contará com maior estrutura para o atendimento, a Justiça Eleitoral espera atender em média 600 pessoas por dia.

A previsão é que o recadastramento biométrico em Paço do Lumiar seja concluído em um prazo mínimo de 30 dias, a contar de hoje. Os trabalhos serão suspensos em 20 de dezembro, devido ao recesso de fim de ano da Justiça Eleitoral que termina dia 6 de janeiro. Após essa data, o atendimento será retomado por mais duas semanas e, caso seja necessário, a juíza eleitoral Maria Izabel Padilha poderá solicitar mais 30 dias para que a demanda do município seja toda atendida.

Raposa

Segundo informou o coordenador de Sistemas do TRE, Wagner Soares, em Raposa mais de 3.800 eleitores já foram recadastrados em nove dias de atendimento, o que representa 23% do eleitorado do município.

As duas cidades maranhenses foram escolhidas pela Justiça Eleitoral para ter eleições com o novo sistema biométrico porque já iriam passar por uma revisão eleitoral.

No Brasil serão 51 municípios em que os eleitores terão que fazer o recadastramento biométrico, cujo percentual é de 1% do eleitorado brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.