Santo Antônio dos Lopes

Candidatos suspeitam de fraude em concurso público

Além de começar com atraso, faltou prova para vários candidatos em salas diferentes.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - O Imirante recebeu, na manhã deste domingo, denúncias de dois participantes do concurso para a Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes (295 km de São Luís), realizado neste domingo no município. Segundo ele, a prova estava marcada para 8h30, mas só teve início às 9h e faltou prova para vários concorrentes.

Alguns participantes do concurso se recusaram a continuar o certame pela falta de organização. "Na minha sala, faltou prova para 29 concorrentes. A organização do concurso disse que iria buscar mais e demoraram mais de uma hora e meia para voltar com as provas. Decidimos então não fazer mais as provas porque isso é um grande risco para fraudes. Não sabemos de onde vieram essas provas e o horário está totalmente fora do que diz o edital", desabafou o concorrente a uma das vagas da Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes.

De acordo com ele, o concurso está sendo organizado pela Congerplan - Consultoria, Gerência e Planejamento. O Imirante acessou o site da Congerplan (www.congerplan.com.br) e constatou que o concurso da Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes realmente está sendo organizado pela empresa. Tentamos entrar em contato com a empresa pelos telefones informados no site, mas ninguém atendeu.

Ainda segundo o candidato que fez a denúncia ao Imirante, as pessoas que representam a Congerplan na realização do concurso disseram que houve um erro com o número de provas que foram impressas. Para compensar o atraso, disseram que dariam um tempo a mais no encerramento das provas. "Isso não daria certo. O concurso já tem margem para fraude. Não faremos essa prova e não aceitaremos isso assim", disse o inscrito no concurso.

Um outro candidato que também ligou para Imirante, Leonaldo Oliveira, que estava concorrendo a uma vaga de professor, reforçou a denúncia e disse que a prova continua sendo realizada, mesmo com o atraso e falta de provas. "Vários, como eu, desistimos de fazer a prova porque isso já é suspeita de graude. Tentamos registrar um boletim de ocorrência, mas a delegacia do município tava fechada", revela Leonaldo, que reside em Governador Archer. "Perdi meu dinheiro e meu tempo para participar desse concurso totalmente desorganizado", reclamou.

A inscrição para o concurso de Santo Antônio dos Lopes custou aos candidatos R$50,00.

Matéria atualizada às 12h40.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.