Paço do Lumiar

Recadastramento de eleitores terá início dia 30

São 50 mil eleitores que deverão procurar a Justiça Eleitoral.

Carla Lima, O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - Depois do município de Raposa, agora será a vez dos eleitores de Paço do Lumiar serem recadastrados pela Justiça Eleitoral para o novo sistema biométrico de votação. A partir de segunda-feira (30) e até o fim da primeira quinzena de janeiro de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) colherá, no clube da Assembléia Legislativa (Maiobão), as digitais dos mais de 50 mil eleitores da cidade.

Os eleitores de Paço do Lumiar fazem parte do 1,5% do eleitorado maranhense que participará das eleições de 2010 pelo sistema de identificação por impressão digital. São 50 mil eleitores que deverão procurar a Justiça Eleitoral.

A previsão é de que o recadastramento biométrico em Paço do Lumiar seja feito em 30 dias. Começa nesta segunda-feira e em 20 de dezembro será paralisado devido ao recesso de fim de ano da Justiça Eleitoral, que terminará dia 6 de janeiro de 2010. Após essa data, o recadastramento será retomado. Caso seja necessário, a juíza eleitoral Maria Izabel Padilha pode solicitar mais 30 dias para que a demanda do município seja toda atendida.

A expectativa é de que em Paço do Lumiar, por ter uma estrutura maior que a instalada em Raposa, sejam atendidos cerca de 600 eleitores por dia. “Nós esperamos ter êxito e atender entre 600 e 700 eleitores por dia até porque, após terminarmos em Raposa, a estrutura de lá vai ser montada em Paço do Lumiar”, afirmou Wagner Soares, coordenador de Sistemas do TRE.

Para fazer o recadastramento, o eleitor deve levar o documento de identidade e mais um comprovante de residência. Além do recadastramento biométrico, haverá a revisão do eleitorado no município no mesmo período. Os eleitores que não se recadastrarem terão os títulos anulados automaticamente. “No cadastro, serão colhidas as impressões digitais dos 10 dedos do eleitor e mais a foto. Quem não se recadastrar não poderá votar em 2010 porque a eleição nas duas cidades será por meio do sistema biométrico”, garantiu Wagner Soares.

Em nove dias de recadastramento em Raposa, dos 16 mil eleitores, já foram se recadastrar 3.834 eleitores. Isso representa cerca de 23% do eleitorado do município. “Estamos atendendo 450 eleitores por dia na cidade. Há dias em que essa quantidade poderia ser superior devido à procura. Por enquanto, os números estão dentro das expectativas”, disse Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.