CODÓ - Grandes comunidades quilombolas participaram da V Marcha Zumbi dos Palmares, em Codó, e aproveitaram para protestar. Dona Cleudiomar Moreira, de Santo Antonio dos Pretos, reclamou da falta de posto de saúde dentro da área com mais de 100 famílias.
- Quando a gente se sente doente a gente tem que ter um transporte lá pra vir pra Codó porque não tem como ter médico lá - disse
Racismo
Os participantes também fizeram protesto contra o racismo. O umbandista Pedro César Santos Sousa (Pedro de Ogum) garante que, mesmo numa Codó com descendência negra que chega à 80%, este problema ainda é facilmente identificado.
- Existe, tão tanto que você vai numa loja, num comércio, nas repartições públicas e privadas é difícil você ver um negro num cargo importante, por aí você tira que ainda há muita discriminação - reclamou
Estudantes
Dezenas de estudantes participaram da marcha com faixas e cartazes chamando a atenção para, entre outras coisas, o respeito mútuo. Aline Feitosa, de 13 anos, entende que a discriminação não tem razão para existir.
- Tem que ser igual porque são pessoas do mesmo jeito, a cor não muda nada- ressaltou a estudante.
A marcha encerrou uma semana inteira de atividades sobre consciência negra onde todas as conquistas dessa população no município e também os reclames foram ouvidos e discutidos.
O secretário municipal de Cultura e Igualdade Racial acha que, a partir desses debates e manifestações, a tendência é que as coisas avancem para boas mudanças.
- E queremos assim dizer á população de Codó que nós avançamos muito a partir do momento que nós temos institucionalizado um espaço legítimo em que a população negra pode discutir seus problemas, reivindicar de forma legítima isso levado, diariamente ao prefeito, pra que a gente possa reparar esse déficit histórico que a gente tem com estas populações- concluiu.
Saiba Mais
- Vídeo: apoiadoras do prefeito de Codó, atacam comitê de vereador
- Prefeitura de Codó oferta 351 vagas em concurso público
- Licitações da gestão Zé Francisco é declarada ilegal e prefeito recebe multa
- Polícia avança na investigação sobre furto de farmácia em Codó
- Mãe que matou recém nascido passará por audiência de custódia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.