SÃO LUÍS - A Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) avança em mais uma etapa de sua construção: a montagem eletromecânica na casa de força, onde ficarão as oito turbinas geradoras de energia. Essa etapa, que implica na montagem de peças e equipamentos hidromecânicos, necessários ao funcionamento da casa de força, teve, na ultima semana, um importante passo concretizado, com a descida do primeiro pré-distribuidor no "poço", nome dado ao local onde ficará a turbina.
A peça, que pesa, aproximadamente, 170 toneladas e mede 5 metros de altura e 16 metros de diâmetro, será responsável pela distribuição homogênea da água para dentro da turbina. Por meio de 24 palhetas distribuídas radialmente o pré-distribuidor guiará a água para que as hélices da turbina realizem o movimento que resultará na geração de energia.
De acordo com o gerente de obras do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Massilon Gomes, a descida desta peça "permitirá uma próxima etapa, a de concretagem do poço para que, no início de 2010, comece, de fato, a montagem da primeira turbina".
Considerada uma das maiores obras em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal, a construção vem cumprindo rigorosamente o cronograma. Quando entrar em operação total, a UHE Estreito terá a capacidade de gerar 1.087 megawatts de energia, suficiente para atender a uma cidade com 4 milhões de habitantes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.