SÃO LUÍS - Este mês, moradores dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa vão ter que fazer o recadastramento do título de eleitor. É que os dois municípios serão os primeiros do Maranhão a adotarem o sistema de identificação biométrica, em que o eleitor será identificado no local de votação, pela impressão digital.
O recadastramento foi lançado hoje à tarde, na sede do TRE. Quem não se recadastrar, pode perder o título de eleitor.
Os servidores da Justiça Eleitoral aqui no Maranhão ainda estão em treinamento. Dez funcionários aprenderam como usar o equipamento que registra as impressões digitais, a foto e os dados do eleitor. O sistema garante mais segurança contra fraudes durante a votação. Até o início do próximo ano todos os 160 servidores maranhenses deverão ter passado pelo treinamento. Para o eleitor, o que muda na hora da votação é que quem vai liberar a urna eletrônica será o próprio eleitor, com a digital, e não mais o mesário.
O recadastramento no Maranhão começa pelas cidades de Paço do Lumiar, no próximo dia 17 de Novembro, e em seguida Raposa, no dia 30.
A maior dificuldade para acelerar o processo de digitalização é financeira. Segundo a desembargadora Nelma Sarney, o custo ainda é muito alto, mas necessário. Assista à reportagem da TV Mirante.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.