Blog do Décio Sá

Suplente pede cassação do deputado Rubens Júnior

Para Crisógono Vieira, deputado infringiu o princípio da fidelidade partidária.

Blog do Décio Sá

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - O suplente de deputado Crisogono Rodrigues Vieira (PRTB) ajuizou, sexta-feira passada, representação no TRE pedindo a cassação do mandato do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB). Ele alegou que o agora comunista infringiu o princípio da fidelidade partidária. No fim do mês, o parlamentar trocou o PRTB pelo PCdoB em uma grande festa na Assembleia Legislativa. Primeiro suplente do partido, Crisogono Vieira teve 13.045 votos. Na representação, ele alega que o ex-colega de legenda deixou o PRTB sem nenhuma justificativa.

“Para buscar a sua injustificada desfiliação, simplesmente o requerido (Rubens Júnior) encaminhou expediente datado de 17/08 ao presidente do partido, e recebido por este em 18/08, comunicando puramente o seu desligamento do PRTB. Essa desfiliação foi bastante divulgada através dos jornais, mas nenhuma dessas matérias faz referência aos motivos que levaram o deputado a se desfiliar. Isso reforça a tese que a mesma se deu ‘por interesse meramente pessoal’, portanto, sem justa causa”, diz o suplente na representação.

Segundo apurou O Estado, havia um acordo do deputado com o PRTB no sentido dele pedir alguns meses de licença para que Crisógono Vieira assumisse. O presidente da legenda, João Câncio, estava cobrando o cumprimento do acordo, mas Rubens Júnior (foto) vinha protelando.

Após se filiar ao PCdoB, o parlamentar fez nova promessa, mas não cumpriu. O suplente desconfiou que tudo não passava de uma estratégia para ganhar tempo até acabar o prazo para que o Ministério Público Eleitoral - e ele próprio - pudessem requerer o mandato na Justiça.

O partido tem um mês para ajuizar esse tipo de ação. O suplente e o MPE têm dois meses. Esse prazo venceria justamente no sábado passado. Um dia antes, Crisógono Vieira entrou com a ação.

PSB

O PSB também ajuizou ação pedindo a cassação dos mandatos dos deputados Paulo Neto, José Lima e Afonso Manoel. Eles trocaram a legenda pelo PHS, PV e PMDB, respectivamente.

(Com informações de O Estado do Maranhão).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.