Educação

Governo realiza conferências de educação em seis regiões do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - As cidades de Caxias, Codó, Timon, Açailândia, Imperatriz e Balsas foram as primeiras unidades regionais a sediarem as Conferências Intermunicipais de Educação, promovidas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc). Durante dois dias, alunos, pais, professores, gestores, representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada, discutiram a construção de um plano estadual de educação que irá compor o Sistema Nacional Articulado de Educação.Preparatórias para a Conferência Maranhense de Educação (Comae), que ocorrerá em novembro, às conferências intermunicipais de educação irão acontecer em até o final de outubro em todas as sedes das unidades regionais do estado. Aproximadamente 9,5 mil pessoas entre pais, alunos, professores, gestores estaduais e municipais, representantes dos poderes públicos, de entidades e da sociedade civil organizada estarão envolvidos nas discussões.

Segundo a comissão organizadora, as conferências reuniram um público de cerca de duas mil pessoas nas seis Unidades Regionais. Para a supervisora de Currículo da Seduc e coordenadora do Comitê Executivo das conferências, Narcisa Enes Rocha, os resultados desta primeira fase já demonstram o potencial do Estado do Maranhão para a construção do Sistema Nacional Articulado, na perspectiva do Plano Nacional de Educação, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O secretário de Estado de Educação, César Pires, destacou durante as conferências de Imperatriz e Codó, a participação de todos os segmentos da sociedade e do poder público, propondo ações e estratégias para a construção do plano estadual de educação, que irá integrar os programas e políticas educacionais no âmbito nacional.

“A governadora Roseana Sarney, por intermédio da Seduc, tem buscado meios para que a Conferência de Educação (Comae) se consolide no estado como um marco histórico, construindo de forma coletiva o mais completo plano que esse estado já viu em busca de uma educação de qualidade,” enfatizou.

Para a professora Edileusa Nogueira de Sousa Vale, de Timon, a Conferência Intermunicipal favoreceu debates que resultaram em proposições que certamente irão beneficiar alunos e professores. “Entendemos a amplitude do evento quando juntos discutimos e elaboramos proposições não só para a educação no estado, mas para a política de educacional do país,” afirmou.

Durante a Comae, serão eleitos 70 delegados para representar o Maranhão na Conferência Nacional de Educação (Conae), que irá ocorrer em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010. As propostas aprovadas nas conferências comporão o documento-base da Conae. O texto final, com todas as deliberações, servirá como referência na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e nos encaminhamentos relativos ao Plano Nacional de Educação.

Confira as datas das próximas conferências intermuncipais

As informações são da Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.